Acórdão nº 286/20.4T8VCD.P1.S1 de Supremo Tribunal de Justiça (Portugal), 17 de Junho de 2021

Magistrado ResponsávelJOÃO CURA MARIANO
Data da Resolução17 de Junho de 2021
EmissorSupremo Tribunal de Justiça (Portugal)

* I - Relatório Os Autores propuseram ação declarativa, com processo comum, no Juízo de Família e Menores ....., do Tribunal Judicial da Comarca ...., pedindo o reconhecimento judicial da sua situação de união de facto, com vista à obtenção da nacionalidade portuguesa pela Autora AA, ao abrigo do disposto no artigo 3.º, n.º 3, da Lei da Nacionalidade.

Após audição dos Autores, foi proferida decisão, declarando a incompetência material do Tribunal de Família e Menores e absolvendo o Réu da instância.

Os Autores recorreram desta decisão para o Tribunal da Relação ….. que, por acórdão proferido em 26.01.2021, confirmou a decisão da 1.ª instância.

Os Autores embora tenham interposto recurso de revista excecional deste acórdão, não deixaram de alegar que o recurso também poderá ser admitido como revista normal, uma vez que estamos perante uma das situações em que o recurso é sempre admissível, nos termos previstos no artigo 629.º, n.º 2, d), do Código de Processo Civil.

Em síntese, concluíram as alegações do recurso do seguinte modo: ...

5 – Entendem os recorrentes que é à jurisdição de família e menores que compete julgar o processo ora em causa, onde se pretende a obtenção do reconhecimento judicial da união de facto entre os mesmos recorrentes como “conditio sine qua non” para a obtenção posterior da nacionalidade portuguesa por parte da recorrente AA.

6 – Nos termos da LOSJ, o reconhecimento judicial de uma união de facto está incluído na competência interna dos tribunais de comarca.

7 – O critério da competência em razão da matéria releva, não só para determinar que os tribunais da comarca são, “in casu”, competentes, como também para determinar qual o juízo materialmente competente para a apreciação de determinadas causas nos termos pré-determinados pelo legislador.

8 - O artº 112º, nº 1, alínea g) da LOSJ prevê que os juízos de família e menores são competentes para preparar e julgar “outras ações relativas ao estado civil das pessoas e família” 9 - Afigura-se evidente que o legislador determinou a competência material dos juízos de família e menores para o conhecimento e apreciação de ações relativas a uniões de facto, onde se incluem ações como a destes autos, que integram plenamente a previsão daquela alínea g).

10 - A união de facto é, na verdade, uma relação familiar (pelo menos em sentido amplo), estando intimamente ligada ao estado civil das pessoas e família.

11 - Havendo juízos cuja competência especializada é, precisamente, matéria de Direito da Família e dos Menores – sendo isso aquilo que está em causa neste processo –, não parece que o legislador tenha excluído ou pretendido excluir da alínea g) do n.º 1, do artº 122º da LOSJ, a união de facto, que diz respeito ao estado civil das pessoas 12 - É o conceito de família alargada, consequência da evolução mais recente das condições sócio-familiares, incluindo as relações de união de facto, que deve operar na interpretação do disposto no normativo legal referido na conclusão anterior, que prevê como se disse, a competência dos juízos de família e menores para preparar e julgar outras ações relativas ao estado civil das pessoas e família.

13 - São, pois, os Juízos de Família e Menores abstratamente competentes para o conhecimento e apreciação de ações como a presente, ainda que para efeito de aquisição posterior da nacionalidade portuguesa.

14 - Assim sendo, “in casu”, é competente o Juízo de Família e Menores de ..... e não um Juízo Cível Local ou Central.

15 - Mostra-se errada, no entender dos recorrentes, a invocação exclusiva da letra da lei para se decidir como se decidiu no acórdão de que agora se recorre.

16 - É na LOSJ que deveriam tanto a Ilustre Julgadora de 1ª instância como os Ilustres Desembargadores de 2ª instância ter-se baseado para resolver a questão do tribunal materialmente competente para o caso dos autos e não no que refere o artº 3º nº 3 da Lei nº 37/81, de 3/10.

...

Foram apresentadas contra-alegações pelo Ministério Público, em representação do Estado Português, defendendo a improcedência do recurso e a manutenção da decisão recorrida.

* II – A admissibilidade do recurso Incidindo o recurso sobre acórdão do Tribunal da Relação que julgou o tribunal recorrido incompetente em razão da matéria para julgar esta ação, o recurso é sempre admissível (artigo 629.º, n.º 1, do Código de Processo Civil), pelo que deve o mesmo ser conhecido como revista comum.

III – O objeto do recurso Tendo em consideração o conteúdo da decisão recorrida e as conclusões das alegações de recurso, cumpre apreciar se o Juízo de Família e Menores ....., do Tribunal Judicial da Comarca …., é competente para julgar a presente ação de simples apreciação...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO
3 temas prácticos
12 sentencias
  • Acórdão nº 1163/22.0T8FNC.L1-7 de Court of Appeal of Lisbon (Portugal), 06 de Dezembro de 2022
    • Portugal
    • 6 de dezembro de 2022
    ...da que decorre das regras constantes da LOSJ[11]): - Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça de 17 de Junho de 2021 (Processo n.º 286/20.4T8VCD.P1.S1-João Cura Mariano); - Acórdãos da Relação de Lisboa[12] de: - 23 de Outubro de 2014 (Processo n.º 5187/10.1TCLRS.L1-8-Maria Amélia Ameixoeira)......
  • Acórdão nº 1196/23.9T8MTS.P1 de Tribunal da Relação do Porto, 2024-01-25
    • Portugal
    • Tribunal da Relação do Porto
    • 1 de janeiro de 2024
    ...237-A/2006, de 14 de dezembro)”. A questão mostra-se largamente elucidada no acórdão do Supremo Tribunal de Justiça de 17-06-2021 (Pº 286/20.4T8VCD.P1.S1, rel. JOÃO CURA MARIANO), que concluiu que “face à atribuição específica de competência constante do artigo 3.º, n.º 3, da Lei da Naciona......
  • Acórdão nº 14992/22.5T8PRT.P1 de Tribunal da Relação do Porto, 2023-05-22
    • Portugal
    • Tribunal da Relação do Porto
    • 1 de janeiro de 2023
    ...portuguesa, nos termos do art. 3º/3 da Lei da Nacionalidade. Sustentam a sua posição no Ac. STJ 17 de junho de 2021, Proc. 286/20.4T8VCD.P1.S1 (acessível em www.dgsi.pt) A questão que se coloca consiste, assim, em apurar se a jurisdição cível é competente em razão da matéria para preparar e......
  • Acórdão nº 2380/21.5T8VFX.L1-6 de Tribunal da Relação de Lisboa, 2022-06-23
    • Portugal
    • Tribunal da Relação de Lisboa
    • 1 de janeiro de 2022
    ...do processo deu-se conta de que havia sido publicado o Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça proferido em 17/06/2021 no processo n.º 286/20.4T8VCD.P1.S1, acessível em www.dgsi.pt, que considera os Juízos de Família e Menores incompetentes em razão da matéria e competentes os Juízos C) Depo......
  • Peça sua avaliação para resultados completos

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT