Edital n.º 1078/2021

Data de publicação29 Setembro 2021
SeçãoSerie II
ÓrgãoUniversidade do Porto

Edital n.º 1078/2021

Sumário: Abertura de um concurso documental para recrutamento de um professor auxiliar para a área disciplinar de Engenharia Química, do Departamento de Engenharia Química (DEQ), da Faculdade de Engenharia desta Universidade.

Professor Doutor José Manuel Pereira Dias de Castro Lopes, Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Vice-Reitor da mesma Universidade:

Faço saber que, por meu despacho de 20 de setembro de 2021, no uso de competência delegada por Despacho n.º 8378/2021, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 164 de 24 de agosto, pelo prazo de 30 (trinta) dias úteis a contar do dia imediato ao da publicação do presente edital no Diário da República, se abre concurso documental para recrutamento de um Professor Auxiliar para a área disciplinar de Engenharia Química, do Departamento de Engenharia Química (DEQ), da Faculdade de Engenharia desta Universidade.

Caso a data limite de candidatura termine num dia de fecho da Universidade do Porto, considera-se o dia útil imediatamente a seguir.

1 - As disposições legais aplicáveis são as seguintes:

Artigos 37.º a 51.º, 61.º e 62.º-A, do Estatuto da Carreira Docente Universitária (ECDU), republicado pelo Decreto-Lei n.º 205/2009, de 31 de agosto, e alterado pela Lei n.º 8/2010, de 13 de maio; e Regulamento dos Concursos para Recrutamento de Professores Catedráticos, Associados e Auxiliares da Universidade do Porto - Despacho n.º 12913/2010, publicado no Diário da República, n.º 154, de 10 de agosto de 2010, alterado pela Deliberação (extrato) n.º 380/2019, publicada no Diário da República, n.º 64, de 1 de abril.

2 - Requisitos de admissão administrativa ao concurso:

Nos termos do artigo 41.º-A do ECDU, só poderá ser admitido ao presente concurso quem seja titular do grau de Doutor.

Caso o doutoramento tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, o mesmo tem de ser reconhecido por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 66/2018, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 157, de 16 de agosto. Esta formalidade tem de estar cumprida até à data do termo do prazo para a candidatura.

3 - Métodos e Critérios de avaliação e seriação dos candidatos

3.1 - Critérios de aprovação em mérito absoluto

A admissão dos candidatos está condicionada à sua aprovação em mérito absoluto, a qual dependerá de:

Ser detentor do grau de Doutor na área disciplinar de Engenharia Química, ou noutra área de engenharia afim, com um comprovado foco em pelo menos um dos três domínios específicos: Engenharia de Sistemas e Projeto; Fenómenos de Transporte; Termodinâmica;

Possuir um mínimo de 10 artigos indexados no Clarivate Analytics Web of Science ou Scopus, como primeiro autor ou autor correspondente;

Considera-se aprovado em mérito absoluto o candidato que seja aprovado por maioria absoluta dos votos dos membros júri votantes, em votação nominal justificada, onde não são admitidas abstenções.

3.2 - Vertentes e critérios de avaliação e seriação em mérito relativo, respetiva ponderação e sistema de valoração final

Uma vez identificados, em definitivo, os candidatos aprovados em mérito absoluto, procede-se à sua ordenação em mérito relativo, com base nas vertentes e critérios de seriação, respetiva ponderação e sistema de valoração final, de acordo com o disposto no n.º 6 do artigo 50.º do ECDU e no artigo 16.º, do Regulamento dos Concursos para Recrutamento de Professores Catedráticos, Associados e Auxiliares da Universidade do Porto.

O método de seleção a utilizar é a avaliação curricular, tendo presentes as funções gerais cometidas aos docentes universitários pelo artigo 4.º do ECDU.

A avaliação dos candidatos incide sobre as seguintes vertentes, devendo relevar os aspetos curriculares na área disciplinar acima indicada, em pelo menos um dos três domínios específicos: Engenharia de Sistemas e Projeto; Fenómenos de Transporte; Termodinâmica. São requisitos preferenciais de valorização curricular: i) ser ou ter sido Investigador Responsável de pelo menos um Projeto de I&D aprovado em concurso competitivo, nos últimos cinco anos, na área correspondente à posição a que concorre; ii) possuir experiência de atividade pedagógica ao nível universitário na área de recrutamento indicada, em particular num dos três domínios específicos; iii) possuir experiência de atividade de investigação e desenvolvimento em um dos domínios específicos de abertura deste concurso, e numa das áreas consideradas pelo DEQ como emergentes: ciência de dados nas áreas de inteligência artificial, prospeção de dados e análise de grandes conjuntos de dados; microfluídica; simulação molecular.

a) Mérito Científico (V(índice MC)) - 40 %

b) Experiência e Mérito Pedagógico (V(índice EMP)) - 15 %

c) Tarefas de Extensão Universitária e de Valorização Económica e Social do Conhecimento (V(índice TC)) - 15 %

d) Gestão Universitária (V(índice GU)) - 5 %

e) Projeto Científico-Pedagógico (V(índice PCP)) - 25 %

3.2.1 - Critérios para avaliação da vertente Mérito Científico (V(índice MC)) - 40 %

3.2.1.1 - MC1 - Produção científica

Qualidade e quantidade da produção científica na área para que é aberto o processo de recrutamento e em pelo menos um dos três domínios específicos: Engenharia de Sistemas e Projeto; Fenómenos de Transporte; Termodinâmica (livros, artigos em revistas, artigos em atas de congressos, comunicações em congressos), expressas pelo número e tipo de publicações e pelo reconhecimento que lhes é prestado pela comunidade científica (traduzida na qualidade dos locais de publicação e nas referências que lhes são feitas por outros autores).

3.2.1.2 - MC2 - Coordenação e...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT