Aviso n.º 19336/2021

Data de publicação13 Outubro 2021
SeçãoSerie II
ÓrgãoUniversidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Aviso n.º 19336/2021

Sumário: Contratação de doutorado no âmbito do projeto UIDP/00183/2020.

Abertura de procedimento concursal de seleção internacional para a contratação de doutorado no âmbito do projeto UIDP/00183/2020

Luís Baptista, Diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), torna público que se encontra aberto, pelo prazo de 20 dias úteis, procedimento concursal de seleção internacional para contratação de Doutorado(a), através de contrato de trabalho a termo incerto na Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, para o exercício de atividades de investigação científica no âmbito do projeto UIDP/00183/2020 do IFILNOVA, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia através de fundos nacionais.

A abertura do procedimento concursal, assim como a nomeação do júri, foram autorizados por despacho do Sr. Reitor da Universidade Nova de Lisboa, de 02 de setembro de 2021, após parecer favorável do Conselho Científico da NOVA FCSH.

1 - A contratação do(a) doutorado(a) far-se-á ao abrigo do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela Lei n.º 57/2017, de 19 de julho, que aprova um regime de contratação de doutorados destinado a estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento (RJEC), do Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro, na sua redação atual e do Decreto Regulamentar n.º 11-A/2017, de 29 de dezembro.

2 - O(A) doutorado(a) será contratado(a) em regime de contrato de trabalho a termo incerto por imperativo legal, nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 6.º do RJEC, ex vi, n.º 2 do artigo 18.º do RJEC, e mantém-se apenas pelo período necessário à execução das tarefas definidas no projeto e identificadas no número seguinte.

3 - Caracterização da vaga: No quadro do projeto UIDP/00183/2020 do IFILNOVA, pretende-se dar sequência às recomendações do painel de avaliação de 2019 e a) pôr de pé um projeto editorial que promova a publicação de investigação original em língua portuguesa sujeita a um processo de seleção por duplo parecer cego por pares ("double-blind peer review") e b) fomentar a ligação do IFILNOVA ao Mestrado em Estética e Estudos Artísticos do Departamento de Filosofia da NOVA FCSH. Sem excluir outras iniciativas, o IFILNOVA criou a Coleção de livros e ensaios sobre filosofia e literatura, em parceria com docentes e investigadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), bem como do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT) da NOVA FCSH.

A criação da Coleção Filosofia e Literatura justifica-se pela necessidade de um conhecimento interdisciplinar que permita, de um lado, reler a nossa história de uma outra perspetiva, capaz de descobrir no passado surpreendentes formas de pensar nas quais os discursos filosófico e literário se implicaram e, de outro lado, abrir um campo contemporâneo no qual tais discursos possam reconhecer sua imbricação e produzir linguagens híbridas nas quais a reflexão e a criação não estariam rigidamente separadas. Pelo menos desde que o Romantismo alemão surgiu no século xviii junto com a ascensão do romance, essa via esteve aberta para a modernidade ocidental, e só foi fortalecida por experiências de prosa poética como as de Rimbaud, por formas arriscadas como...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT