Aviso n.º 11632/2020

Data de publicação11 Agosto 2020
SeçãoSerie II
ÓrgãoUniversidade de Lisboa - Faculdade de Ciências

Aviso n.º 11632/2020

Sumário: Abertura de procedimento concursal de seleção internacional para a contratação de doutorado(a), ao abrigo do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 57/2017, de 19 de julho, na área científica de Geofísica.

Abertura de procedimento concursal de seleção internacional para a contratação de doutorado(a) ao abrigo do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 57/2017, de 19 de julho, e legislação complementar

1 - Após parecer favorável do Conselho Científico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), em reunião realizada a 22 de julho de 2020, e por meu despacho de 27 de julho de 2020, procede-se à abertura de concurso de seleção internacional para 1 posto de trabalho de doutorado(a) para o exercício de atividades de investigação científica na área científica de Geofísica, em regime de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo, pelo prazo de três anos, com vista ao desenvolvimento do Projeto "UIDP/50019/2020 - Financiamento Plurianual de Unidades de I&D 2020-2023 - IDL", cujos requisitos específicos se passam a enumerar de seguida:

Referência do concurso: 3309

Área de Doutoramento: Ciências da Terra ou do Mar

Requisitos Específicos:

a) Experiência comprovada em investigação fundamental e/ou aplicada em Perigosidade Geodinâmica, i.e., em investigação focada na avaliação da perigosidade resultante de desastres naturais associados à geodinâmica interna da Terra, nomeadamente sismos, erupções vulcânicas, tsunamis, movimentos de massa, etc. A avaliação da perigosidade deverá ser alavancada na compreensão fundamental dos processos geodinâmicos subjacentes (physics-based). É considerada relevante experiência que inclua: 1) avaliação probabilística ou outros tipos de modelação numérica da perigosidade; 2) desenvolvimento de técnicas de monitorização, em particular em tempo quase-real, tempo real ou de aviso antecipado; e 3) outras iniciativas destinadas à mitigação dos efeitos dessas catástrofes e aumento da resiliência de populações aos seus impactos.

b) O candidato deverá ter ainda uma capacidade demonstrada para publicar artigos científicos revistos por pares em revistas internacionais (indexadas no Scopus ou Web of Science), como primeiro autor, nos temas acima mencionadas ou em temas afins.

2 - Legislação aplicável:

a) Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, que aprova um regime de contratação de doutorados destinado a estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento (RJEC), na redação que lhe foi conferida pela Lei n.º 57/2017, de 19 de julho, tendo ainda em consideração o disposto no Decreto Regulamentar n.º 11-A/2017, de 29 de dezembro.

b) Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, aprovada em anexo à Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, e respetivas alterações (LTFP).

3 - Em conformidade com o artigo 13.º do RJEC, o júri do concurso tem a seguinte composição:

Presidente do Júri - Doutor Ricardo Machado Trigo, Professor Associado do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia da FCUL e Diretor do Instituto Dom Luiz.

Vogais:

Doutor Pedro Miguel Ferreira Cardoso Madureira, Professor Auxiliar do Departamento de Geociências, da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora;

Doutora Susana Inês da Silva Custódio, Professora Auxiliar do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia da FCUL;

Doutora Maria Ana de Carvalho Viana Baptista, Professora Coordenadora com Agregação do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa;

Doutor Filipe Medeiros Rosas, Professor Auxiliar com Agregação do Departamento de Geologia da FCUL.

4 - O local de trabalho situa-se na FCUL, sita ao Campo Grande, 1749-016 Lisboa, e/ou noutros locais necessários ao desenvolvimento das atividades de investigação, de acordo com as indicações aprovadas pela Direção da FCUL.

5 - A remuneração mensal ilíquida a atribuir é de 2.134,73 (euro) (dois mil cento e trinta e quatro euros e setenta e três cêntimos), correspondente ao nível 33 da tabela remuneratória única (aprovada pela Portaria n.º 1553-C/2008, 31 de dezembro), nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 2.º do Decreto Regulamentar n.º 11-A/2017, de 29 de dezembro.

6 - O contrato correspondente é celebrado pelo prazo de 3 (três) anos.

7 - Ao concurso podem ser opositores candidatos nacionais, estrangeiros e apátridas que sejam titulares do grau de doutor em ramo de conhecimento ou especialidade que abranja a área científica a que concorre, bem como aqueles a quem foi concedido o reconhecimento daquele grau a idêntico grau concedido por instituição de ensino superior portuguesa, em conformidade com o Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, e sejam ainda detentores(as) de um currículo científico e profissional que revele um perfil adequado à atividade a desenvolver.

7.1 - O reconhecimento do grau de doutor, em conformidade com o Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, deverá ser obtido até à data limite que será concedida ao candidato, selecionado para ocupar o posto de trabalho a concurso, para proceder à entrega da documentação que comprova que este reúne os requisitos de admissão a concurso, sendo consequentemente elegível para celebrar o respetivo contrato de trabalho em funções públicas.

8 - Formalização das candidaturas:

8.1 - As candidaturas ao presente concurso, com a referência 3309...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT