Despacho n.º 9642/2016

Data de publicação27 Julho 2016
SectionSerie II
ÓrgãoUniversidade de Coimbra

Despacho n.º 9642/2016

Sob proposta da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e nos termos das disposições legais em vigor, nomeadamente o Regime Jurídico dos Graus e Diplomas do Ensino Superior, publicado pelo Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, Decreto-Lei n.º 230/2009, de 14 de setembro, retificado pela Declaração de Retificação n.º 81/2009, de 27 de outubro, e pelo Decreto-Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto foi, no uso das competências referidas na alínea b) do n.º 1 do artigo 92.º da Lei n.º 62/2007, de 10 de setembro, aprovada a criação do ciclo de estudos conducente ao grau de Licenciado em Línguas Modernas, acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e registado pela Direção-Geral do Ensino Superior com o n.º R/A-CR 26/2015 de 12/05/2015, cuja estrutura curricular e plano de estudos se publica em anexo.

17 de março de 2016. - A Vice-Reitora, Madalena Alarcão.

ANEXO

Estrutura curricular e plano de estudos

1 - Estabelecimento de ensino: Universidade de Coimbra

2 - Unidade orgânica (faculdade, escola, instituto, etc.): Faculdade de Letras

3 - Curso: Licenciatura em Línguas Modernas

4 - Grau ou diploma: Licenciado

5 - Área científica predominante do curso: Línguas e Literaturas Estrangeiras

6 - Número de ECTS, segundo o sistema europeu de transferência de créditos, necessário à obtenção do grau ou diploma: 180

7 - Duração normal do curso: 3 anos/6 semestres

8 - Opções, ramos, ou outras formas de organização de percursos alternativos em que o curso se estruture (se aplicável):

Alemão e Espanhol

Alemão e Francês

Alemão e Italiano

Espanhol e Francês

Espanhol e Italiano

Francês e Italiano

Inglês e Alemão

Inglês e Espanhol

Inglês e Francês

Inglês e Italiano

Português e Alemão

Português e Espanhol

Português e Francês

Português e Inglês

Português e Italiano

Estudos Anglo-Americanos

9 - Áreas científicas e ECTS que devem ser reunidos para a obtenção do grau e plano de estudos:

Alemão e Espanhol

(ver documento original)

Alemão e Francês

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Alemão e Italiano

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Espanhol e Francês

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Espanhol e Italiano

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Francês e Italiano

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Inglês e Alemão

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Inglês e Espanhol

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Inglês e Francês

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Inglês e Italiano

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Português e Alemão

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Português e Espanhol

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Português e Francês

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Português e Inglês

(ver documento original)

Português e Italiano

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Estudos Anglo-Americanos

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10 - Observações:

O ciclo de estudos organiza-se de acordo com o modelo de oferta formativa da FLUC designado estrutura relacional. Este é um dispositivo que articula o propósito da especialização com o da formação geral e complementar, e que se define, neste curso, pela articulação das seguintes áreas curriculares.

a) Área de especialização: 108 a 132 ECTS (18 a 22 unidades curriculares) de entre os quais é definido um grupo de inscrição obrigatória que corresponde a matérias nucleares. Abre-se a possibilidade de, no caso de alunos cuja proficiência linguística seja reconhecida pela Direção do curso, os níveis de língua serem reduzidos, começando o aluno, por exemplo, no nível 3. Nesse caso, o estudante realiza os créditos que «economizou» na mesma área da língua em causa (ucs de literatura, cultura ou linguística).

b) Área de concentração complementar: 30 ECTS (5 ucs) de domínio(s) científico(s) diferente(s) da área de especialização que oferecem a possibilidade de uma formação coerente e articulada com a referida área de especialização. É possível efetuar a concentração complementar no mesmo departamento, mas não, no mesmo curso. No caso de a concentração complementar ocorrer fora da FLUC, as ucs poderão ser escolhidas a partir da oferta de várias unidades orgânicas, desde que o conjunto seja cientificamente coerente. A concentração complementar pode ser denominada no diploma como um «Menor em...».

c) Área de formação geral: 24 ECTS (4 ucs) que asseguram domínios tendencialmente diferentes da especialização. Podem ser realizados a partir do 2.º semestre. Qualquer uc pode servir de formação geral, sem implicar dupla contabilização de créditos. Nesta licenciatura em particular, a necessidade de combinar duas áreas linguísticas obriga à adaptação do modelo: nos ramos em duas línguas estrangeiras ou em Português e uma língua estrangeira a área de especialização deve alargar-se de modo a incluir a Formação Geral (num total de 22 ucs).

d) Área de iniciação: 18 ECTS (3 ucs) de preparação para a transição do ensino secundário para o universitário, nos quais o aluno tem de se inscrever no 1.º ano, 1.º semestre da licenciatura. Esta oferta é definida anualmente pelo Conselho Científico e terá um máximo de 12 ucs, sendo que o aluno não pode escolher mais do que 2 oferecidas pelo seu departamento.

Sendo um modelo baseado no princípio eletivo, as ucs estão afetas a semestres (1.º ou 2.º) mas não a anos curriculares. O tutor tem um papel central na orientação e no apoio ao desenvolvimento de competências transversais.

Caso o aluno pretenda vir a obter habilitações para a docência, o tutor sugerirá a adaptação do modelo ao número de créditos exigidos por lei, somando aos ECTS da especialização o número indispensável de ECTS para a docência, subtraindo-os apenas se absolutamente necessário aos da concentração complementar.

11 - Plano de Estudos

Alemão e Espanhol

1.º ano

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2.º ano

(ver documento original)

3.º ano

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Unidades Curriculares de Especialização

1.º semestre

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2.º semestre

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Alemão e Francês

1.º ano

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2.º ano

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3.º ano

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Unidades Curriculares de Especialização

1.º semestre

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2.º semestre

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Alemão e Italiano

1.º ano

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2.º ano

(ver documento original)

3.º ano

(ver documento original)

Unidades Curriculares de Especialização

1.º semestre

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2.º semestre

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Espanhol e Francês

1.º ano

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2.º ano

(ver documento original)

3.º ano

(ver documento original)

Unidades Curriculares de Especialização

1.º semestre

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2.º semestre

(ver documento original)

Espanhol e Italiano

1.º ano

(ver documento original)

2.º ano

(ver documento original)

3.º ano

(ver documento original)

Unidades Curriculares de Especialização

1.º semestre

(ver documento original)

2.º semestre

(ver documento original)

Francês e Italiano

1.º ano

(ver documento original)

2.º ano

(ver documento original)

3.º ano

(ver documento original)

Unidades Curriculares de Especialização

1.º semestre

(ver documento original)

2.º semestre

(ver documento original)

Inglês e Alemão

1.º ano

(ver documento original)

2.º ano

(ver documento original)

3.º ano

(ver documento original)

Unidades Curriculares de Especialização

1.º semestre

(ver documento original)

2.º semestre

(ver documento original)

Inglês e Espanhol

1.º ano

(ver documento original)

2.º ano

(ver documento original)

3.º ano

(ver documento original)

Unidades Curriculares de Especialização

1.º semestre

(ver documento original)

2.º semestre

(ver documento original)

Inglês e Francês

1.º ano

(ver documento original)

2.º ano

(ver documento original)

3.º ano

(ver documento original)

Unidades Curriculares de Especialização

1.º semestre

(ver documento original)

2.º semestre

(ver documento original)

Inglês e Italiano

1.º ano

(ver documento original)

2.º ano

(ver documento original)

3.º ano

(ver documento original)

Unidades Curriculares de Especialização

1.º semestre

(ver documento original)

2.º semestre

(ver documento original)

Português e Alemão

1.º ano

(ver documento original)

2.º ano

(ver documento original)

3.º ano

(ver documento original)

Unidades Curriculares de Especialização

1.º semestre

(ver documento original)

2.º semestre

(ver documento original)

Português e Espanhol

1.º ano

(ver documento original)

2.º ano

(ver documento original)

3.º ano

(ver documento original)

Unidades Curriculares de Especialização

1.º semestre

(ver documento original)

2.º semestre

(ver documento original)

Português e Francês

1.º ano

(ver documento original)

2.º ano

(ver documento original)

3.º ano

(ver documento original)

Unidades Curriculares de Especialização

1.º semestre

(ver documento original)

2.º semestre

(ver documento...

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