Aviso n.º 6826/2020

Data de publicação21 Abril 2020
SeçãoSerie II
ÓrgãoMITI - Madeira Interactive Technologies Institute - Associação

Aviso n.º 6826/2020

Sumário: Concurso internacional para a contratação de um doutorado/a para o exercício de atividades de investigação científica nas áreas científicas de Educação Ambiental e afins, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela Lei n.º 57/2017, de 19 de julho.

Abertura de procedimento concursal de seleção internacional para a contratação de doutorado(a) ao abrigo do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 57/2017, de 19 de julho e legislação complementar

1 - Decisão: Em reunião da Direção da Associação do Madeira Interactive Technologies Institute (M-ITI) foi deliberado abrir concurso de seleção internacional para um lugar de doutorado(a) para o exercício de atividades de investigação científica nas áreas científicas de Educação Ambiental e afins, em regime de contrato de trabalho a termo certo ao abrigo do Código do Trabalho, no âmbito do projeto 'Guia de Campo: Ferramentas Móveis Interativas para a Aprendizagem Baseada no Local' financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC).

2 - Descrição do projeto: A presente degradação ambiental coloca uma pressão renovada na importância da literacia ambiental de crianças e adolescentes, um pouco por todo o mundo. Com o projeto «Guia de Campo», o objetivo é demonstrar que a aprendizagem baseada no local, assim como a tecnologia móvel, podem desempenhar um papel importante neste domínio. Através do design de um guia de campo digital, o projeto oferecerá a uma geração mais jovem a oportunidade de explorar, aprender e monitorar o seu ambiente natural circundante. Como resultado, o objetivo é demonstrar que as experiências educativas que mesclam a aprendizagem baseado no local com tecnologias digitais contribuem para os esforços de conservação da natureza, principalmente em ilhas. Para este efeito, serão testados vários conceitos centrados na aprendizagem móvel baseada no local. Soluções concretas serão implementadas, enquanto estudos-piloto, e desenvolvidas em colaboração com o Parque Natural da Ilha Terceira, nos Açores.

3 - Plano de Trabalhos: O projeto «Guia de Campo», a desenvolver no âmbito deste contrato, envolve alunos dos 2.º e 3.º Ciclos de Ensino Básico e do Ensino Secundário na exploração do seu ambiente natural imediato. Tem como ponto de partida a relevância de um currículo científico baseado em inovações pedagógicas tais como a 'aprendizagem baseada no local', a 'aprendizagem sobre a perspetiva fenomenológica' e a 'aprendizagem baseada em projetos'. O trabalho a desenvolver com as escolas irá igualmente promover o uso das TIC no contexto do sistema escolar público dos Açores, bem como contribuir para a regionalização do currículo.

Os trabalhos a desenvolver pelo(a) investigador(a) a contratar incluem:

3.1 - Participação na conceptualização de um protótipo experimental para simular a experiência de imersão na natureza;

3.2 - Participação na implementação e teste de um protótipo experimental junto do grupo alvo do projeto;

3.3 - Participação na conceção do dispositivo de avaliação dos produtos e resultados do projeto;

3.4 - Escrita de artigos científicos para disseminação dos resultados do projeto; e

3.5 - Participação em eventos culturais e científicos, nacionais ou internacionais, para disseminação dos produtos e resultados do projeto.

4 - Perfil do Candidato(a): Esperando-se que o(a) investigador(a) esteja inteiramente comprometido com o sucesso do projeto, serão admitidos a concurso candidatos que demonstrem possuir:

4.1 - Grau de Doutor em Biologia, Psicologia, Ciências Ambientais, ou áreas afins;

4.2 - Comprovados conhecimentos na organização e análise de dados qualitativos e quantitativos;

4.3 - Experiência de trabalho e/ou investigação com crianças e jovens;

4.4 - Experiência de trabalho na organização e/ou avaliação de intervenções de cariz ecológico e/ou ambiental;

4.5 - Capacidade de síntese de resultados de investigação;

4.6 - Experiência de publicação científica, preferencialmente em revistas de reconhecido mérito internacional;

4.7 - Domínio das línguas portuguesa e inglesa.

5 - Regulamento Aplicável: Decreto n.º 57/2016, de 29 de agosto, que aprova um regime de contratação de doutorados (as) destinado a estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento (RJEC), na redação que lhe foi conferida pela Lei n.º 57/2017, de 19 de julho, tendo ainda em consideração o disposto pelo Decreto Regulamentar n.º 11-A/2017, de 29 de dezembro.

Código do trabalho, aprovado Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro, na sua redação atual.

6 - Júri: Em...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT