Declaração de Rectificação N.º 22/1996 de 22 de Agosto

S.R. DAS FINANÇAS PLANEAMENTO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, S.R. DA AGRICULTURA E PESCAS

Declaração de Rectificação Nº 22/1996 de 22 de Agosto

O Despacho Normativo n.º 135/96, de 11 de Julho, que aprova o regulamento dos concursos para lugares de ingresso e acesso ao quadro de pessoal do Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas - lAMA, publicado no Jornal Oficial, I série, n.º 28, de 11 de Julho, saiu com algumas inexactidões que importa rectificar.

Assim publica-se na integra o referido Despacho Normativo n.º 135/96, de 11 de Julho, já devidamente rectificado.

“Despacho Normativo n.º 135/96

de 11 de Julho

Considerando que através do Decreto Regulamentar Regional n.º 47/92/A, de 27 de Novembro, entrou em vigor a nova estrutura orgânica do Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas (lAMA):

Atendendo a que o Despacho Normativo n.º 106/88, de 6 de Setembro, relativo ao regulamento dos concursos de ingresso e acesso, reportava-se ao antigo Instituto Regional de Produtos Agro -Alimentares (IRPA), cuja actualização era uma necessidade incompatível com mais demoras;

Considerando que o regime geral de recrutamento e selecção de pessoal para os quadros da Administração Pública Regional pautava-se pelo disposto no Decreto-Lei n.º 498/88, de 30 de Dezembro, em leitura conjunta com o Decreto Legislativo Regional n.º 3/94/A, de 29 de Janeiro;

Considerando que importa fazer face às recentes alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 215/95, de 22 de Agosto, o qual introduziu a exigência da prestação de provas de conhecimento nos métodos de selecção a utilizar para os concursos de ingresso;

Assim, e ao abrigo do n.º 1 do artigo 2.º do Decreto Legislativo Regional n.º 3/94/A, de 29 de Janeiro, determino que:

CAPITULO I

Disposições gerais

Artigo 1.º

Objecto

É aprovado o regulamento dos concursos para lugares de ingresso e acesso do quadro de pessoal do Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas (lAMA).

Artigo 2.º

Conteúdos funcionais

1 - A descrição dos conteúdos funcionais inerentes às carreiras previstas no quadro de pessoal do lAMA consta do mapa I, anexo ao presente despacho, de que é parte integrante.

2 - Às diferentes categorias inseridas numa carreira corresponde uma diferente complexidade e autonomia do respectivo conteúdo funcional, aumentando aquelas à medida que se ascende na escala hierárquica.

CAPÍTULO II

Métodos de selecção para concursos de ingresso

Artigo 3.º

Concursos de ingresso

1 - Os métodos de selecção a utilizar nos concursos de ingresso nas categorias constantes do quadro de pessoal do lAMA, à excepção das carreiras de pessoal administrativo, operário e auxiliar, são as seguintes:

  1. Prova de conhecimentos;

  2. Avaliação curricular;

  3. Entrevista profissional de selecção.

    2-O programa das provas de conhecimento consta do mapa II, anexo ao presente despacho, de que é parte integrante.

    3 - A delimitação de áreas e a pormenorização dos temas a desenvolver em cada concurso constam do respectivo aviso de abertura.

    4 - Na realização da prova de conhecimentos é permitida a consulta de textos legislativos e técnicos de que os candidatos devem estar munidos ou que lhes sejam facultados.

    5-Na avaliação curricular ponderar-se-ão:

  4. Habilitação académica;

  5. Formação profissional complementar;

  6. Experiência profissional.

    6- Na entrevista profissional para os grupos técnico superior, de informática, técnico e técnico -profissional ponderar-se-ão:

  7. Capacidade de expressão e fluência verbal;

  8. Sentido critico e inovador;

  9. Motivação e interesse;

  10. Discussão curricular;

  11. Visão global da administração, sentido de organização e capacidade para a resolução de problemas.

    7- Para o pessoal dos matadouros na entrevista ponderar-se-ão os seguintes factores:

  12. Capacidade de expressão;

  13. Capacidade de relação interpessoal;

  14. Qualificação profissional;

  15. Sentido critico e de responsabilidade;

  16. Motivação profissional.

    8 - Cada um dos factores de apreciação mencionados nos números anteriores deverá ser valorizado de zero a quatro valores de forma a que do seu somatório, resulte a classificação final de zero a vinte valores.

    9 - Aos diversos métodos de selecção é atribuída uma classificação de zero a vinte valores, sendo a ordenação final dos candidatos o resultado da média aritmética das classificações obtidas nos três métodos de selecção.

    CAPÍTULO III

    Métodos de selecção para concursos de acesso

    Artigo 4.º

    Assessor

    1 - Nos concursos para provimento nos lugares de assessor são utilizados os seguintes métodos de selecção:

  17. Prova pública de apreciação e discussão do curriculum profissional;

  18. Avaliação de capacidade de análise e concepção do candidato, através de apreciação de trabalho que verse um tema actual e concreto, de interesse para a Administração Pública.

    2- A utilização da alínea b) é facultativa, cabendo ao candidato decidir da oportunidade da apresentação do trabalho.

    3 - O trabalho, quando apresentado, terá de ser devidamente valorado na classificação final, não podendo, em caso algum, contribuir para baixar a nota atribuída ao candidato através da alínea a) do n.º 1.

    4 - A ordenação final dos candidatos resultará do somatório das classificações das duas provas, até ao limite de vinte valores, não podendo ser atribuída a valorização superiora três para o método da alínea b) do n.º 1.

    Artigo 5.

    Oficial administrativo

    1 - Nos concursos para provimento dos lugares de oficial administrativo principal, primeiro -oficial e de segundo -oficial será utilizado o método de avaliação curricular, na qual se ponderarão os seguintes factores:

  19. Classificação de serviço;

  20. Experiência profissional nas correspondentes áreas funcionais;

  21. Formação profissional nas correspondentes áreas funcionais;

  22. Habilitação académica.

    2 - A formação a que alude a alínea c) do número anterior traduz-se na frequência, com aproveitamento, de cursos de formação ministrados internamente ou por organismo de formação da Administração Pública, ou outros por ela reconhecidos.

    Artigo 6.º

    Outras categorias de acesso

    O método de selecção a utilizar nos concursos para provimento noutras categorias de acesso é o da avaliação curricular, em que se ponderarão os seguintes factores:

  23. Classificação de serviço;

  24. Experiência profissional nas correspondentes áreas funcionais;

  25. Formação profissional nas correspondentes áreas funcionais;

  26. Habilitação académica.

    CAPÍTULO IV

    Selecção para lugares de chefia

    Artigo 7.º

    Chefe...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT