Regulamento n.º 802/2020

Data de publicação22 Setembro 2020
SeçãoParte H - Autarquias locais
ÓrgãoMunicípio de Estremoz

Regulamento n.º 802/2020

Sumário: Regulamento do Conselho Municipal de Juventude de Estremoz.

Regulamento do Conselho Municipal de Juventude de Estremoz

Francisco João Ameixa Ramos, Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, faz público que a Assembleia Municipal, na sua reunião de 26 de junho de 2019 aprovou o Regulamento do Conselho Municipal de Juventude de Estremoz.

5 de agosto de 2020. - O Presidente da Câmara, Francisco João Ameixa Ramos.

Nota Justificativa

Com o objetivo de tornar as políticas municipais de juventude mais eficazes e apurar os problemas e desafios que hoje se colocam à juventude e que são cada vez mais complexos, e dando cumprimento ao artigo 25.º da Lei n.º 8/2009, de 18 de fevereiro, alterada pela Lei n.º 6/2012, de 10 de fevereiro, que estabelece o Regime Jurídico dos Conselhos Municipais de Juventude, é criado o Regulamento do Conselho Municipal de Juventude de Estremoz.

Assim, nos termos, e no uso das competências e atribuições previstas pelo disposto no artigo 112.º, n.º 7 e no artigo 241.º da Constituição da República Portuguesa, e ao abrigo da competência conferida pela alínea k) do n.º 1, do artigo 33.º do Anexo à Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, a Câmara Municipal de Estremoz, na sua reunião ordinária de 19/06/2019, deliberou submeter à aprovação da Assembleia Municipal de Estremoz o presente Regulamento do Conselho Municipal de Juventude de Estremoz que, em conformidade com o disposto no artigo 101.º do Código do Procedimento Administrativo, foi submetido a consulta pública pelo período de 30 dias.

O presente Regulamento foi aprovado, nos termos do disposto na alínea g) do n.º 1 do artigo 25.º do Anexo à Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, pela Assembleia Municipal de Estremoz, na sessão ordinária de 26/06/2019.

Capítulo I

Disposições Gerais

Artigo 1.º

Lei Habilitante e Objeto

O presente Regulamento tem por lei habilitante a Lei n.º 8/2009, de 18 de fevereiro, com as alterações vigentes, e cria o Conselho Municipal de Juventude de Estremoz (adiante designado CMJE), estabelecendo a sua composição, competências e regras de organização e funcionamento.

Artigo 2.º

Conselho Municipal de Juventude

O Conselho Municipal da Juventude de Estremoz (CMJE) é o órgão consultivo do município em matérias relacionadas com a política da juventude.

Artigo 3.º

Finalidades

O CMJE prossegue os seguintes fins:

a) Colaborar na definição e execução das políticas municipais de juventude, assegurando a sua articulação e coordenação com outras políticas sectoriais, nomeadamente nas áreas do emprego e formação profissional, habitação, educação e ensino superior, cultura, desporto, saúde e ação social;

b) Assegurar a audição e representação das entidades públicas e privadas que, no âmbito municipal, prosseguem atribuições relativas à juventude;

c) Contribuir para o aprofundamento do conhecimento dos indicadores económicos, sociais e culturais relativos à juventude;

d) Promover a discussão das matérias relativas às aspirações e necessidades da população jovem residente no município;

e) Promover a divulgação de trabalhos de investigação relativos à juventude;

f) Promover iniciativas sobre a juventude a nível local;

g) Colaborar com os órgãos do município no exercício das competências destes, relacionadas com a juventude;

h) Incentivar e apoiar a atividade...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT