Portaria n.º 647/93, de 07 de Julho de 1993

Portaria n.° 647/93 de 7 de Julho O artigo 305.° do Código das Sociedades Comerciais, aprovado pelo Decreto-Lei n.° 262/86, de 2 de Setembro, prevê, nos números 1 e 4, a existência de um livro de registo de acções, de modelo oficialmente aprovado, permitindo ainda a respectiva substituição por um registo informático, nos termos a fixar em portaria conjunta dos Ministros das Finanças e da Justiça.

O mencionado livro ou o registo informático que o substitua destinam-se também à inscrição das conversões das acções tituladas em escriturais e destas em tituladas e, bem assim, da integração das acções escriturais no sistema de registo e de controlo, nos termos dos artigos 48.°, 72.° e 58.° do Decreto-Lei n.° 142-A/91, de 10 de Abril, que aprovou o Código do Mercado de Valores Mobiliários.

Finalmente, de acordo com o artigo 85.° do mesmo diploma, os referidos livro ou registo informático suportarão, ainda, o registo da integração das acções fungíveis no sistema de depósito e de controlo, bem como a respectiva cessação.

Em execução dos preceitos legais acima referidos: Manda o Governo, pelos Ministros das Finanças e da Justiça, o seguinte: 1.° É aprovado o livro a que se refere o n.° 1 do artigo 305.° do Código das Sociedades Comerciais.

  1. O livro referido no número anterior pode ser substituído por um registo informático, o qual evidenciará todas as menções obrigatoriamente constantes do mencionado livro.

  2. As entidades fiscalizadoras têm a faculdade de testar os programas utilizados na elaboração do registo informático mencionado no número anterior, nomeadamente mediante o acesso à documentação relativa à sua análise, programação e execução.

  3. O modelo de livro ora aprovado constitui exclusivo da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Ministérios das Finanças e da Justiça.

Assinada em 26 de Maio de 1993.

Pelo Ministro das Finanças, Vasco Jorge Valdez Ferreira Matias, Subsecretário de Estado Adjunto da Secretária de Estado Adjunta e do Orçamento. - A Secretária de Estado da Justiça, Maria Eduarda de Almeida Azevedo.

(Ver figura no documento original) Instruções de preenchimento do livro de registo de acções Registos tradicionais 1 - Número sequencial de inscrições a efectuar no livro de registo de acções.

2 - Número/s do/s título/s das acções, sempre que se trate de acções tituladas.

6 - Especificar se a acção segue o regime das acções nominativas ou das acções ao portador.

7 - A preencher em relação às acções tituladas, aquando da sua emissão, e em...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT