Portaria N.º 92/1998 de 10 de Dezembro
S.R. DA EDUCAÇÃO E ASSUNTOS SOCIAIS
Portaria Nº 92/1998 de 10 de Dezembro
A Portaria n.° 100/97, de 18 de Dezembro, determina que o âmbito da educação extra-escolar podem ser criados cursos Socio-Profissionais.
Assim, ao abrigo da alínea h) do artigo 3.° e do artigo 10.° do decreto-lei n.° 338/79, de 25 de Agosto, e da alínea z) do artigo 60.° do Estatuto Politico-Administrativo da Região Autónoma dos Açores, manda o Governo da Região Autonoma dos Açores pelo Secretario Regional da Educação e Assuntos Sociais, o seguinte:
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- E criado na Região Autonoma dos Açores o Programa do Curso Socio-Profissional de Artesanato.
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- O conteúdo programático do curso e publicado em anexo a presente portaria da qual faz parte integrante.
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- A duração do concurso e fixada em 240 horas distribuídas ao longo de seis meses.
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- As duvidas resultantes da aplicado deste diploma serão resolvidas por despacho do Secretario Regional da Educação e Assuntos Sociais.
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- A presente portaria entra em vigor a partir do dia seguinte ao da sua publicação.
Secretaria Regional da Educação e Assuntos Sociais.
Assinada em 25 de Novembro de 1998.
O Secretario Regional da Educação e Assuntos Sociais, José do Álamo de Meneses.
CURSO SOCIO-PROFISSIONAL
Artesanato
Programa Formação cultural e cívica
FORMAÇÃO GERAL
I - Comunicação Humana
II - Gestão dos Tempos Livres
III - Legislação do Trabalho
COMUNICACAO HUMANA
1 - Introdução a comunicação
A palavra comunicação que tem origem no verbo latino "Communicare" traduzia partilhar, o dar a alguém, e, ao mesmo tempo, receber qualquer coisa desse alguém.
Mais tarde, o sentido de ucommunicare" evoluiu, realçando o laço que se estabelecia entre os indivíduos por intermédio da palavra. Pelo que, durante muito tempo o termo comunicar foi exclusivamente conotado com a expressão verbal humana.
Entretanto esta palavra evoluiu dilatando o âmbito do seu significado tradicional, englobando conceitos que de alguma forma completam a expressão oral ou escrita - expressão corporal, expressão gestual, etc.
Hoje em dia comunicação pode querer referir-se apenas a uma conversa ou sinal gestual entre duas pessoas, ou pode querer traduzir a utilização de instrumentos comerciais como, por exemplo, a publicidade, ou pode ainda significar uma industria sofisticada como e a das comunicações.
O certo e que hoje chamamos comunicação a muitas coisas...
Escrever um livro e comunicar;
Lançar um novo produto e comunicar;
Promover um acontecimento e comunicar;
Patrocinar uma obra de restauro e comunicar;
Proporcionar uma noticia e comunicar.
Mas o que se comunica?
No caso de um livro comunica-se uma ideia, uma inspiração ou mesmo um sonho;
No caso do lançamento de um novo produto, comunica-se a disponibilidade desse mesmo produto, as suas vantagens ou a renovação.
No caso dos acontecimentos, dos restauros, das noticias, comunica-se a pretensão do estabelecimento de uma relação afectiva entre as "coisas" e o Homem.
As "coisas podem ser um negócio, uma empresa, uma postura perante o mercado, etc.
Ao falarmos sobre comunicação, tanto nos podemos cingir ao seu esquema básico (Emissor-Receptor), como podemos divagar sobre as técnicas comunicativas hoje em dia utilizadas em favor das estratégias de marketing, como podemos ainda, dissertar sobre textos altamente técnicos como são os que descrevem a moderna industria da comunicação, ou mesmo os seus produtos mais desconhecidos como o telemóvel ou o bip-bip.
O conceito comunicação aparece, enato, como extremamente complexo e de difícil definição, havendo mesmo dificuldade de consenso. No entanto, parece aceite que a comunicação e um fenómeno dinâmico e interminável. Pode-se mesmo dizer que "Ser e Comunicar". De uma outra forma pode-se dizer"nao e possível não comunicar".
COMUNICAR = TROCAR IDEIAS, SENTIMENTOS OU EXPERIENCIAS
A comunicacão e um fenómeno inerente a própria existência humana. E através da comunicação que as relações humanas existem e se desenvolvem, ela esta presente em todos os níveis relacionais, sendo mesmo o seu potencial edificador.
Comunicação significa "Estar em relação com", representa a acção de por em comum, de compartilhar as nossas ideias, os nossos sentimentos, as nossas atitudes.
Neste sentido identifica-se com o processo social básico: a interacção. E uma troca de reciprocidade de pontos de visa implica, dessa forma, certo grau de acção conjugada ou cooperação. Para tanto, toda a sociedade adopta um conjunto de signos e de regras que, por forca das convenções tácita e colectivamente aceites, deixa de ser arbitrário. Dai que, se optássemos por símbolos inteiramente novos e estranhos, isso nos isolaria do resto da comunidade. (Menezes 1973).
A comunicação" é um processo, voluntário ou não, pelo qual dois ou mais agentes transmitem e/ou recebem mensagens por meio de um sistema completa ou parcialmente compartilhado de sinais, símbolos e comportamentos". (Pilares, N., 1991).
2 - Principais elementos da comunicação
Emissor - pessoa que emite a mensagem:
Receptor - Aquele a quem a mensagem e dirigida;
Mensagem - o que se deseja transmitir;
Canal - o meio pelo qual a mensagem e transmitida;
Código - sistema de sinais convencionais;
Codificação - equivale a reunir ou transformar, num código conhecido, a intenção da comunicação ou em outras palavras, a elaborar um sistema de signos. Todas as línguas são códigos.
Quando se usa determinada palavra no lugar de outra podemos dizer que e uma codificação.
Por exemplo: a escolha por parte do emissor, da expressão "muito feio", em vez da palavra horrendo pressupõe um interesse em simplificar a mensagem, facilitando a sua descodificação.
Descodificação - descodificar e decifrar a mensagem, e uma operação que depende do repertório de cada pessoa. O repertório consiste em conjuntos estruturados de informações, presentes na nossa memória - o conhecimento prévio. No exemplo acima, considerando que o receptor e uma criança, ela pode saber o significado de '1eio", no entanto, dificilmente tem o conhecimento de "horrendo", para descodificar correctamente a mensagem. Por isso, o emissor preferiu a forma"muito feio".
Idioma ou língua, e o código linguístico de um grupo social, o repertório geral dos falantes dessa língua. Porem e importante distingir a língua, da expressão própria de grupos ou pessoas, ou seja, da linguagem. Pode-se dizer que ha a linguagem infantil, a erudita, a visual...
Feed-back - corresponde a informação que o emissor consegue obter, e pela qual sabe se a sua mensagem foi captada pelo receptor. Por exemplo, um professor de matemática, numa sala de aula com trinta alunos esta a explicar que, qualquer numero par e divisível por...
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