Portaria N.º 9/1980 de 1 de Abril

S.R. DA AGRICULTURA E PESCAS, S.R. DO COMÉRCIO E INDÚSTRIA

Portaria Nº 9/1980 de 1 de Abril

O Decreto Regional n.º 18-79-A, de 20 de Agosto. criou o Serviço Regional dos Produtos Agro-Pecuários no qual, por orça do respectivo artigo 12.º, integrou Matadouros e Casas de Matança da Região.

O funcionamento de tais estabelecimentos, até então incorporados no património da Junta Nacional dos Produtos Pecuários, regia-se pelo disposto na Portaria n.º 85-75, de 14 de Fevereiro.

Presentemente, verifica-se a urgente necessidade de substituir a dependência da Junta Nacional dos Produtos Pecuários, em que vinham funcionando, pela do Serviço Regional dos Produtos Agro-Pecuários, de do a assegurar a prática de todas as acções conducentes à maximização do aproveitamento dos recursos humanos e materiais existentes.

Espera-se que tal medida, conjugada com a reorganização dos circuitos de aquisição de gado à lavoura, abate, conservação, transformação e distribuição de carnes, venha a constituir factor importante de promoção sócio-económica da Região.

Nestes termos:

Manda o Governo Regional dos Açores, pelos Secretários Regionais da Agricultura e Pescas e do Comércio e Indústria, e ao abrigo do disposto na alínea d) do artigo 229.º da Constituição conjugado com a demais legislação aplicável, nomeadamente o número 2 do artigo 64.º do Estatuto Provisório da Região Autónoma dos Açores, o seguinte:

  1. - São aprovadas as normas que disciplinam o funcionamento dos Matadouros e Casas de Matança na Região Autónoma dos Açores e que constam do Regulamento anexo a esta Portaria da qual faz parte integrante.

  2. - Deixa de ter aplicação na Região, o Regulamento anexo à Portaria n.º 84/75, de 14 de Fevereiro.

  3. - A presente Portaria entra imediatamente em vigor.

REGULAMENTO DOS MATADOUROS E CAÇAS DE MATANÇA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

CAPÍTULO I

Objectivos

Artigo 1.º - O presente Regulamento estabelece o regime a que ficam sujeitos os matadouros e casas de matança da Região Autónoma dos Açores, integrados no Serviço Regional dos Produtos Agro-Pecuários, por força do disposto no Decreto Regional n.º 18/79/A, de 20 de Agosto.

ARTIGO 2.º - Os principais objectivos a atingir por este Regulamento são:

  1. Promoção e satisfação do abastecimento público em carnes e sub-produtos, nos aspectos quantitativo, qualitativo e higio-sanitário.

  2. Rentabilização do sector, mediante reorganização e actualização das estruturas e dos esquemas de laboração das instalações de abate, com vista à máxima valorização das carcaças e do quinto-quarto.

    CAPITULO II

    Administração e Pessoal

    ARTIGO 3.º - Os matadouros industriais são administrados por um Director, nomeado pelo Secretário Regional do Comércio e Indústria, sob proposta do conselho directivo do Serviço Regional dos Produtos Agro-Pecuários.

    ARTIGO 4.º - 1. A direcção dos matadouros de âmbito concelhio será exercida pelo médico veterinário municipal a quem será atribuída gratificação, ou, na sua falta, por um elemento que possua qualificação técnico-profissional, que será igualmente nomeado pelo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT