Despacho n.º 8596/2018

Data de publicação06 Setembro 2018
SeçãoSerie II
ÓrgãoEconomia - Instituto Português da Qualidade, I. P.

Despacho n.º 8596/2018

Aprovação de modelo n.º 103.17.18.3.24

No uso da competência conferida pela alínea b), do n.º 1, do artigo 8.º, do Decreto-Lei n.º 291/90, de 20 de setembro e nos termos do n.º 5.1 da Portaria n.º 962/90, de 9 de outubro e da Portaria n.º 1541/2007, de 6 de dezembro, aprovo o Reservatório Cilíndrico Vertical de Instalação Fixa, da marca BTL, SA, modelo Reserv. C./V. F, requerido pela firma BTL - Indústrias Metalúrgicas, S. A., com sede na Rua de Sobradelo, n.º 543, 3720-192 Ossela, Oliveira de Azeméis.

1 - Descrição sumária

Trata-se de um reservatório cilíndrico de eixo vertical e com teto fixo, com a capacidade nominal de 4500 m3, destinado ao armazenamento de Ácido Sulfúrico, com as seguintes dimensões:

(ver documento original)

O Reservatório apresenta um tampo fixo cónico com ligação soldada ao corpo, fundo plano (sem inclinação) e destina-se a ser utilizado como recipiente de medida, para armazenamento de Ácido Sulfúrico.

A figura seguinte apresenta o desenho esquemático do reservatório.

(ver documento original)

2 - Constituição

O reservatório cilíndrico vertical é construído de acordo com a norma EN 14015, sendo construído em liga LDX 2101 (1.4162).

A estrutura do reservatório é composta por:

a) Tampo com escotilha de entrada de homem, sistema de ventilação (respiro) e tubuladura para medidor de nível;

b) Corpo com escada helicoidal com guarda corpos, postigo de entrada de homem, válvulas de entrada e saída de produto.

3 - Condições de utilização

Os reservatórios destinam-se a ser utilizados para armazenamento de ácido sulfúrico, à pressão atmosférica e à temperatura ambiente.

Ao abrigo desta aprovação de modelo, poderão ainda ser construídos reservatórios com a capacidade nominal de 5000 m3, desde que cumpram com as respetivas notas de cálculo e que tenham as características metrológicas definidas no ponto 2 e 4 do presente Despacho.

4 - Características metrológicas

Os reservatórios podem ter uma capacidade nominal até 5000 m3.

Possuem uma placa de sondagem, que deverá ser fixa à 1.ª virola e soldada a 150 mm do fundo do reservatório.

Deverão conter um dispositivo de sondagem ou indicador automático de nível, cuja instalação no reservatório terá de satisfazer as condições exigidas pelos respetivos fabricantes.

5 - Inscrições

Os reservatórios cilíndricos de eixo vertical comercializados ao abrigo deste despacho de aprovação de modelo deverão ter afixada uma placa de identificação na sua parte exterior, com uma zona para efetuar punçoamentos e outra...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT