Despacho n.º 7151-A/2020

Data de publicação14 Julho 2020
SeçãoSerie II
ÓrgãoPresidência do Conselho de Ministros, Defesa Nacional e Administração Interna - Gabinetes do Primeiro-Ministro e dos Ministros da Defesa Nacional e da Administração Interna

Despacho n.º 7151-A/2020

Sumário: Nomeação como Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana do Tenente-General Rui Manuel Carlos Clero.

Nos termos do disposto no artigo 23.º, n.º 1, da Lei n.º 63/2007, de 6 de novembro, que aprova a orgânica da Guarda Nacional Republicana, ouvido o Conselho de Chefes de Estado-Maior, é nomeado Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana o Tenente-General Rui Manuel Carlos Clero, cuja idoneidade, experiência e competência profissionais comummente reconhecidas são patentes no curriculum vitae anexo.

O presente despacho produz efeitos a partir de 15 de julho de 2020.

13 de julho de 2020. - O Primeiro-Ministro, António Luís Santos da Costa. - 10 de julho de 2020. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho. - 10 de julho de 2020. - O Ministro da Administração Interna, Eduardo Arménio do Nascimento Cabrita.

ANEXO

Síntese curricular

O Tenente-General Rui Manuel Carlos Clero nasceu em Macau, tem 58 anos de idade e 40 anos de serviço. Foi promovido ao atual posto em 24 de novembro de 2017.

Está habilitado com os Cursos de Artilharia da Academia Militar, de Promoção a Oficial Superior, de Estado-Maior e de Promoção a Oficial General.

Ao longo da carreira prestou serviço em várias unidades, estabelecimentos e órgãos do Exército, das Forças Armadas e da OTAN.

No Centro de Instrução de Artilharia Antiaérea de Cascais, de 1984 a 1992, foi instrutor e desempenhou diversas funções de comando.

No Instituto de Altos Estudos Militares, entre 1992 e 1998, foi professor na área de ensino de Tática, tendo em 1996 e 1997, acumulado estas funções com as de Assessor e Ajudante-de-Campo do General Chefe do Estado-Maior do Exército.

Desempenhou as funções de chefe de gabinete do diretor de Administração e Mobilização de Pessoal, antes de, em 1999, ter sido nomeado como Adjunto do Representante Militar Permanente de Portugal junto do Comité Militar da OTAN e da União Europeia em Bruxelas. Durante três anos foi representante nacional em vários grupos de trabalho relacionados com a política europeia de segurança e defesa.

De 2002 a 2004, desempenhou a função de Chefe do Estado-Maior do Campo Militar de Santa Margarida e da Brigada Mecanizada Independente, tendo sido posteriormente nomeado como Assessor Militar do Comandante do Quartel-General Conjunto da OTAN em Lisboa, função que desempenhou até à nomeação como Comandante do Regimento de Artilharia n.º 5.

Comandou o Regimento de Artilharia n.º 5, de julho de 2005 a dezembro de 2006.

...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT