Despacho n.º 12426/2016

Data de publicação17 Outubro 2016
SeçãoSerie II
ÓrgãoPresidência do Conselho de Ministros, Finanças, Justiça, Ambiente - Gabinetes da Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, dos Secretários de Estado das Autarquias Locais, Adjunto, do Tesouro e das Finanças e dos Assuntos Fiscais e das Secretárias de Estado da Justiça e do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza

Despacho n.º 12426/2016

Criação do Grupo de Trabalho interministerial «Portal do Imobiliário Público»

O Programa do XXI Governo Constitucional estabelece como prioridades fortalecer, simplificar e digitalizar a Administração, com o propósito de a tornar mais eficiente e facilitadora da vida dos cidadãos e das empresas, através do lançamento do Programa SIMPLEX.

No âmbito do programa SIMPLEX + 2016 pretende-se criar um portal especializado em imobiliário público que centralize e apresente informação sobre os imóveis do Estado disponíveis para a instalação de serviços públicos (área disponível à administração pública) e para rentabilização (área disponível aos cidadãos e às empresas).

Esta iniciativa inclui a desmaterialização das interações a que legalmente os serviços públicos se encontram sujeitos em matéria patrimonial e de gestão de instalações.

Nesse sentido, importa fazer um levantamento do imóveis existentes, estabelecer os requisitos funcionais de tal portal e promover todas as ações subsequentes para a dinamização e aproveitamento do imobiliário público.

Esta medida será executada em colaboração com a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Assim, ao abrigo n.º 8 do artigo 28.º da Lei n.º 4/2004, de 15 de janeiro, alterada pela Lei n.º 64/2011, de 22 de dezembro, determina-se o seguinte:

1 - É constituído o Grupo de Trabalho interministerial para criação de um portal especializado em imobiliário público, que centralize e apresente informação sobre os imóveis no Estado disponíveis para a instalação de serviços públicos (área disponível à administração pública) e para rentabilização (área disponível aos cidadãos e às empresas), adiante designado por Grupo de Trabalho.

2 - O Grupo de Trabalho é constituído por representantes dos seguintes membros do governo:

a) Secretário de Estado Adjunto, do Tesouro e das Finanças, que preside;

b) Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa;

c) Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais;

d) Secretária de Estado da Justiça;

e) Secretário de Estado Autarquias Locais;

f) Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza.

3 - Fazem igualmente parte do Grupo de Trabalho representantes das seguintes entidades e organismos:

a) Associação Nacional de Municípios Portugueses;

b) Direção-Geral do Tesouro e Finanças;

c) Autoridade Tributária e Aduaneira;

d) ESTAMO - Participações Imobiliárias S. A.;

e) Instituto de Registos e Notariado, I. P.;

f) Direção-Geral do Território;

g) Agência para a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT