Despacho conjunto n.º 21/2006, de 11 de Janeiro de 2006

Despacho conjunto n.º 21/2006. - O Instituto Nacional de Medicina Legal (INML), com sede em Coimbra, delegações em Coimbra, Lisboa e Porto e 31 gabinetes médico-legais, dos quais 24 já se encontram instalados, tem por missão essencial assegurar a realização das perícias médico-legais no território nacional.

A publicação da Portaria n.º 1214/2002, de 4 de Setembro, dotou o Instituto de um quadro de pessoal qualitativa e quantitativamente adequado à prossecução das suas atribuições, nomeadamente no importante apoio que diariamente presta às instituições judiciárias.

O INML depara-se, todavia, com uma grave carência de pessoal médico, que se reflecte, significativamente, na capacidade de resposta célere dos seus serviços, porquanto num total de 215 lugares previstos no respectivo quadro pessoal apenas estão providos 28 lugares, sendo que tal circunstância comporta substanciais constrangimentos ao normal funcionamento do Instituto, das sua delegações, bem como dos gabinetes médico-legais já instalados.

Com efeito, não só se tem vindo a verificar um aumento do número de exames periciais de natureza médica como, por outro lado, se constata uma enorme dificuldade na instalação dos gabinetes médico-legais nos moldes em que estes idealmente deveriam funcionar, isto é, com especialistas do quadro do Instituto.

O ingresso na carreira médica de medicina legal só é possível aos médicos especialistas em medicina legal, sendo que a obtenção desse grau exige a frequência e aprovação no internato de medicina legal, a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT