Decreto Regulamentar Regional n.º 11/2009/A, de 13 de Agosto de 2009

Decreto Regulamentar Regional n. 11/2009/A

Altera o Decreto Regulamentar Regional n. 21/2007/A, de 24 de Outubro, que regulamenta o Subsistema de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo

O Subsistema de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, criado pelo Decreto Legislativo Regional n. 19/2007/A, de 23 de Julho, alterado, renumerado e republicado pelo Decreto Legislativo Regional n. 2/2009/A, de 2 de Março, e regulamentado pelo Decreto Regulamentar Regional n. 21/2007/A, de 24 de Outubro, visa apoiar projectos de investimento na área do turismo, nos termos e condiçóes neles previstas.

Considerando que os projectos de investimento a que se refere a subalínea i) da alínea a) do n. 1 do artigo 24. do Decreto Legislativo Regional n. 19/2007/A, de 23 de Julho, renumerado pelo Decreto Legislativo Regional n. 2/2009/A, de 2 de Março, sáo objecto de apoio apenas quando se destinem à instalaçáo, remodelaçáo e beneficiaçáo, designadamente, de unidades de alojamento de turismo em espaço rural, nos termos da alínea h) do n. 1 do artigo 2. do Decreto Regulamentar Regional n. 21/2007/A, de 24 de Outubro;

Considerando que o Decreto -Lei n. 39/2008, de 7 de Março, estabelece o regime jurídico da instalaçáo, exploraçáo e funcionamento dos empreendimentos turísticos e procede à revogaçáo dos diversos diplomas que regulavam esta matéria, nomeadamente o Decreto -Lei n. 54/2002, de 11 de Março, que definia, no artigo 2., n. 3, as modalidades de empreendimentos de turismo no espaço rural, designadamente o turismo de habitaçáo;

Considerando que, por força desta alteraçáo legislativa, o turismo de habitaçáo deixou de ser classificado como uma modalidade de hospedagem no âmbito dos empreendimentos de turismo em espaço rural, importando, porém, manter a possibilidade de os mesmos serem apoiados no âmbito do Subsistema de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo;

Considerando ainda que o referido Decreto -Lei n. 39/2008, de 7 de Março, eliminou a tipologia de «estalagem», o que justifica a adaptaçáo das tipologias enquadráveis no Subsistema;

Considerando que, no âmbito do Decreto Regulamentar Regional n. 21/2007/A, de 24 de Outubro, os projectos de investimento relativos a estabelecimentos de restauraçáo e bebidas apenas podem ser objecto de apoio quando se destinem à sua instalaçáo, remodelaçáo ou beneficiaçáo, revelando -se de interesse para o desenvolvimento do turismo na regiáo apoiar igualmente os projectos de investimento relativos à ampliaçáo dos referidos estabelecimentos;

Assim, nos termos da alínea d) do n. 1 do artigo 227. da Constituiçáo e da alínea b) do n. 1 do artigo 89. do Estatuto Político -Administrativo da Regiáo Autónoma dos

Açores e em execuçáo do artigo 41. do Decreto Legislativo Regional n. 19/2007/A, de 23 de Julho, renumerado pelo Decreto Legislativo Regional n. 2/2009/A, de 2 de Março, o Governo Regional decreta o seguinte:

Artigo 1.

Alteraçáo ao Decreto Regulamentar Regional n. 21/2007/A, de 24 de Outubro

Os artigos 2., 3., 5., 8., 9. e 10. e o n. 9 do n. 2. do anexo II do Decreto Regulamentar Regional n. 21/2007/A, de 24 de Outubro, passam a ter a seguinte redacçáo:

Artigo 2. [...]

1 - Os projectos de investimento a que se refere a subalínea i) da alínea a) do n. 1 do artigo 24. do Decreto Legislativo Regional n. 19/2007/A, de 23 de Julho, sáo objecto de apoio apenas quando se destinem à instalaçáo, remodelaçáo e ou beneficiaçáo dos seguintes empreendimentos:

a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

c) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

d) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

e) (Revogada.)

f) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

g) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

h) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

i) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

j) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

k) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

l) Estabelecimentos de restauraçáo e bebidas, desde que previamente reconhecidos de interesse para o turismo pela direcçáo regional com competência em matéria de turismo, incluindo neste caso os projectos de investimento que se destinem à ampliaçáo;

m) Turismo de habitaçáo.

2 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Artigo 3. [...]

1 - Para além das condiçóes gerais de acesso pre-vistas no artigo 3. do Decreto Legislativo Regional n. 19/2007/A, de 23 de Julho, os promotores dos projectos, a que se referem as alíneas a) e b) do n. 1 do artigo 24. daquele diploma, devem ter concluído, há pelo menos um ano, o investimento relativo ao projecto anteriormente aprovado, considerando -se como data de conclusáo do projecto a data da factura correspondente à última despesa associada ao projecto.

2 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Artigo 5. [...]

1 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

5274 c) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

d) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

e) Aquisiçáo e ou recuperaçáo de mobiliário, artefactos e elementos decorativos antigos no âmbito de investimentos em unidades de turismo no espaço rural ou turismo de habitaçáo;

f) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

g) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

h) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

i) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

j) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

k) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

l) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

4 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

5 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

6 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

7 - As despesas relacionadas com a preparaçáo dos dossiers de candidatura previstas nos n.os 3 e 4, incluindo as despesas com projectos, sáo elegíveis até 3 % do valor total do investimento elegível, com o limite máximo de € 3000.

8 - (Anterior n. 7.)

9 - (Anterior n. 8.)

Artigo 8. [...]

1 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

c) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

d) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

e) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

f) Submeter à comissáo de selecçáo as propostas de decisáo das candidaturas, com excepçáo daquelas a que se refere a alínea c) do n. 1 do artigo 24. do Decreto Legislativo Regional n. 19/2007/A, de 23 de Julho, as quais sáo submetidas ao membro do Governo Regional com competência em matéria de economia, para efeitos de decisáo; g) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

h) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

i) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

j) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

k) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

l) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

m) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

n) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Artigo 9. [...]

1 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

b) Um representante da direcçáo regional com competência em matéria de apoio ao investimento e à competitividade;

c) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

d) (Revogada.)

e) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

f) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

4 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

5 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Artigo 10. [...]

1 - Compete à direcçáo regional com competência em matéria de apoio ao investimento e à competitividade emitir parecer no prazo de 15 dias úteis sobre os investimentos na área da qualidade e da segurança e gestáo ambiental, a que se refere a alínea m) do n. 1 do artigo 5.

2 - Compete à direcçáo regional com competência em matéria de energia...

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