Aviso n.º 8186/2020

Data de publicação26 Maio 2020
SeçãoSerie II
ÓrgãoMITI - Madeira Interactive Technologies Institute - Associação

Aviso n.º 8186/2020

Sumário: Concurso internacional para a contratação de um doutorado/a para o exercício de atividades de investigação científica nas áreas científicas de engenharia de software e sistemas de informação, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela Lei n.º 57/2017, de 19 de julho.

Aviso de abertura de procedimento concursal de seleção internacional para a contratação de doutorado(a) ao abrigo do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 57/2017, de 19 de julho e legislação complementar

1 - Decisão: Em reunião da Direção da Associação do Madeira Interactive Technologies Institute (MITI) foi deliberado abrir concurso de seleção internacional para um lugar de doutorado(a) para o exercício de atividades de investigação científica nas áreas científicas de Engenharia Eletrónica, Informática (e.g.: subárea de Engenharia de Software e Sistemas de Informação, Interação Humano-Computador) ou áreas afins, em regime de contrato de trabalho a termo incerto ao abrigo do Código do Trabalho, no âmbito do projeto Neurorehabilitação do AVC aumentada por realidade virtual e EEG-neurofeedback: validação e otimização baseada em neuroimagem (PTDC/CCI-COM/31485/2017), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC).

2 - Descrição do projeto:

Este projeto combina os resultados mais recentes da investigação na reabilitação do acidente vascular cerebral (AVC), com novos sistemas biomédicos para monitorização cerebral (EEG (eletroencefalografia), fMRI (ressonância magnética funcional)) e biofeedback de realidade virtual (RV), fornecendo soluções de neuroreabilitação mais simples e eficazes. O objetivo deste projeto é desenvolver um sistema de reabilitação novo e mais inclusivo com o uso de novas TIC, a fim de superar as limitações atuais do estado da arte. Isso será conseguido através da identificação dos correlatos neurais da ação motora durante imagiologia motora usando fMRI. Serão também analisadas diferenças na ativação cerebral com diferentes protocolos de feedback de treino para a formulação de modelos específicos do utilizador. Estes modelos serão usados mais tarde em sessões de reabilitação de neurofeedback através de feedback imersivo em RV. O impacto socioeconómico deste sistema é significativo, permitindo novas soluções personalizadas e customizadas de eHealth para todos os pacientes.

3 - Plano de Trabalhos:

As principais tarefas do candidato/a selecionado/a consistirão no desenvolvimento de cenários de RV usando BCI ("Brain Computer Interface"), aplicados ao acidente vascular cerebral, o desenho e implementação de intervenções clínicas usando ferramentas BCI-RV, e o processamento dos sinais e dados adquiridos. Mais especificamente, as tarefas consistirão em:

1 - Apoiar o desenvolvimento de cenários de RV para a reabilitação motora baseada no uso de BCIs usando Unity (https://unity3d.com/).

2 - Desenho de estudos piloto usando EEG.

3 - Aquisição de sinais de EEG (Eletroencefalografia) através da plataforma OpenVibe e a análise de sinais fisiológicos usando aprendizagem automática (machine learning).

4 - Desenho e realização de intervenções clínicas usando o paradigma BCI-RV.

5 - Processamento de sinais fisiológicos e análise estatística de dados principalmente através do Matlab (EEGLAB).

6 - Criar um protocolo de fMRI e supervisionar a aquisição dos dados em conjunto com a equipa médica e técnicos especializados.

4 - Perfil do/a Candidato(a):

Os/as candidatos/as devem cumprir os seguintes requisitos:

Doutor ou equivalente em ciências da computação, engenharia elétrica, eletrónica ou de telecomunicações ou outras disciplinas relevantes para o projeto.

Experiência com dispositivos de EEG de baixa e alta densidade.

Bons conhecimentos de EEG: Desenho de testes, Aquisição de Dados, Pré-processamento e extração de parâmetros. o Experiência com aprendizagem automática (machine learning) e algoritmos de classificação, tais como Neural Networks, Support Vector Machine, Fuzzy Logic.

Publicação de artigos em revistas e/ou atas de Congressos Internacionais na área do projeto.

Bom nível de Inglês falado e escrito, capacidade de trabalhar de forma independente mas também em equipa e de forma ser pró-ativa no contexto do grupo do NeuroRehabLab (http://neurorehabilitation.m-iti.org/lab/).

Ter conhecimentos básicos de português que permitam a comunicação oral.

Motivação para participar e liderar avaliações com pessoas saudáveis, idosos e pacientes.

Estar aberto para aprender e adaptar-se a novos desafios e novas metodologias. o Experiência em analises estadísticos, classificação e machine learning.

Disponibilidade para começar imediatamente.

5 - Regulamento Aplicável: Decreto n.º 57/2016, de 29 de agosto, que aprova um regime de contratação de doutorados (as) destinado a estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento (RJEC), na redação que lhe foi conferida pela Lei n.º 57/2017, de 19 de julho, tendo ainda em...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT