Aviso n.º 20145/2020

Data de publicação14 Dezembro 2020
SeçãoSerie II
ÓrgãoMITI - Madeira Interactive Technologies Institute - Associação

Aviso n.º 20145/2020

Sumário: Concurso internacional para a contratação de um doutorado/a para o exercício de atividades de investigação científica nas áreas científicas de Engenharia Eletrotécnica e Informática, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela Lei n.º 57/2017, de 19 de julho.

Abertura de procedimento concursal - de seleção internacional para a contratação de doutorado(a) ao abrigo do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 57/2017, de 19 de julho e legislação complementar

1 - Decisão: Em reunião da Direção da Associação do Madeira Interactive Technologies Institute (MITI) foi deliberado abrir concurso de seleção internacional para um lugar de doutorado(a) para o exercício de atividades de investigação científica nas áreas científicas de Engenharia Eletrotécnica e Informática, em regime de contrato de trabalho a termo incerto ao abrigo do Código do Trabalho, no âmbito do projeto REDEMA: Uso do Design Especulativo para repensar a política energética e comportamento do consumidor financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC).

2 - Descrição do projeto: No âmbito do projeto de I&D «REDEMA», com apoio financeiro da FCT, está agora aberta uma convocatória para 1 (um) Pós-Doutoramento (MI) - Instituto de Tecnologias Interativas da Madeira, Portugal, sob a supervisão do Prof. James Auger.

Na Europa, a abordagem dominante da infraestrutura energética é baseada no sistema de rede nacional, um modelo tipicamente introduzido no início do século XX. Tais sistemas foram projetados para um fluxo unidirecional de eletricidade - desde usinas geradoras centralizadas de propriedade estatal ou remota até consumidores individuais via linhas de transmissão e distribuição. No século 21, uma crescente demanda por energia, combinada com preocupações ambientais e ação climática, levou a grandes mudanças na política. Um exemplo é o Grupo de Trabalho sobre Redes Inteligentes da Comissão Europeia - este ato basicamente pede que as topologias de rede clássicas evoluam para sistemas mais distribuídos - explorando fluxos de energia bidirecionais facilitados por, por exemplo, turbinas eólicas, energia solar fotovoltaica (PVs) e hidrelétricas, bem como como fluxos bidirecionais de informação destinados a otimizar a oferta e a demanda - tornando o sistema mais transparente, seguro e eficiente. Os Smart Grids se tornaram uma infraestrutura de energia futura de facto, parte de uma visão localizada e adaptativa da rede. No entanto, as abordagens mais recentes à infraestrutura, não apenas técnicas, mas também socioculturais, situadas e específicas do local, ainda precisam ser integradas ao design do Smart Grid. Há uma riqueza de pesquisa e desenvolvimento em várias disciplinas, mas há também uma série de questões e lacunas nesta pesquisa que nosso projeto pretende abordar. Para começar, a pesquisa tende a ser isolada: por exemplo, em política e mercados de energia, estudos sociais de usuários finais (comportamento, demanda, dispositivos de medição) e barreiras técnicas e de engenharia (armazenamento, gerenciamento, transmissão). Ele também tende a ser de cima para baixo, com organizações impulsionando a medição inteligente ou tarifação para os usuários. Além disso, a inovação em smart grid geralmente assume a forma de adicionar infraestruturas herdadas e seus sistemas integrados de distribuição, governança, avaliação e propriedade de energia. Enquanto métodos locais alternativos de produção e uso de energia proliferam, seu potencial é restringido pela dependência da grade histórica.

Aproveitando o contexto único proporcionado pelo arquipélago madeirense, este projeto de investigação utilizará uma abordagem de engenharia especulativa/especulativa para explorar novos cenários de geração de energia e infraestruturas que ultrapassam as limitações conhecidas das iniciativas de redes inteligentes que ignoram determinados aspetos culturais, ambientais e sociais. contextos. Com base em métodos de design participativo, combinados com práticas de conhecimento de código aberto, o projeto desenvolverá métodos que localizem a prática do design por meio de processos interdisciplinares. As soluções sob medida serão projetadas usando conhecimento local e materiais de paisagens e terrenos locais.

3 - Plano de trabalhos: O(A) candidato(a) selecionado(a) irá trabalhar em estreita colaboração com outros membros de uma equipa internacional e interdisciplinar de designers, engenheiros e cientistas sociais do Madeira Interactive Technologies Institute, desenvolvendo as atividades a seguir descritas:

a) Desenvolvimento e teste de uma estrutura para Avaliação de Impacto Ambiental (EIA) de instalações de protótipos de energia REDEMA;

b) Desenvolvimento de software e hardware para estudo da energia das ondas;

c) Testes ambientais das boias;

d) O candidato deve estar...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT