Aviso n.º 19000/2018

Data de publicação18 Dezembro 2018
SeçãoSerie II
ÓrgãoUniversidade de Lisboa - Faculdade de Medicina Veterinária

Aviso n.º 19000/2018

1 - Por despacho de 27/11/2018, do Presidente da FMV-ULisboa, Professor Doutor Rui Manuel de Vasconcelos e Horta Caldeira, ao abrigo de competência delegada pelo Reitor da Universidade de Lisboa, nos termos do Despacho n.º 10594/2018, publicado no Diário da República, n.º 220, 2.ª série, de 15/11/2018, procede-se à abertura de procedimento concursal de seleção internacional para contratação de um(a) Investigador(a) Doutorado(a) para o exercício de atividades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, na área de Sanidade Animal, no Laboratório Tropical Animal Health and Production do CIISA - Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa, em regime de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo, nos termos da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), financiado por fundos nacionais (FCT/OE), no âmbito do projeto de investigação "Programação do tipo e localização de imunidade adaptativa com base na estimulação de TLR2: uma estratégia para o desenvolvimento de novas vacinas veterinárias" (Ref.ª PTDC/CVT-CVT/31840/2017). O contrato vigorará durante o período de execução do projeto em causa de acordo com a dotação orçamental disponível.

2 - Plano de trabalhos: este projeto tem como principal objetivo desenvolver estudos de modelação da resposta imunitária tendentes a contribuir para o desenvolvimento de novas vacinas de uso veterinário. O/a contratado/a estará envolvido nas diversas atividades contempladas no projeto, nomeadamente:

a) Avaliar o potencial de células dendríticas estimuladas para determinar polarização e tropismo de linfócitos;

b) Programar ex-vivo linfócitos naïfs por cultura com células dendríticas estimuladas;

c) Produzir antigénios em fusão com a lipoproteína OprI a incorporar num sistema liposomal para entrega de combinações de estímulos de imunidade inata;

d) Estabelecer e caracterizar a resposta imunitária na pele e mucosas por imunização com o antigénio modelo ovalbumina em fusão com a lipoproteína OprI;

e) Desafio da imunidade nas mucosas num modelo de infecção por Toxoplasma gondii em ratinho;

f) Desafio da imunidade na pele num modelo de picada por carraça em ratinho;

g) Avaliar especificidades de espécie em suíno e bovino;

h) Disseminação dos resultados do projeto, nomeadamente através da sua publicação.

3 - Legislação aplicável:

a) Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, que aprova um regime de contratação de doutorados destinado a estimular o emprego cientifico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento (RJEC), na redação que lhe foi conferida pela Lei n.º 57/2017, de 19 de julho, tendo ainda em consideração o disposto pelo Decreto Regulamentar n.º 11-A/2017, de 29 de dezembro.

b) Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada em anexo à Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, e respetivas alterações.

4 - Nos termos do artigo 16.º do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela Lei n.º 57/2017, de 19 de julho o presente procedimento concursal está dispensado da autorização dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da Administração Pública, designadamente a referida no n.º 3 do artigo 7.º da LTFP: da obtenção do parecer prévio favorável dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da Administração Pública, referido no n.º 5 do artigo 30.º da LTFP e do procedimento de recrutamento de trabalhadores em situação de requalificação, referido no artigo 265.º da LTFP.

5 - Nos termos dos n.os 1 a 4 do artigo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT