Aviso n.º 13824/2020

Data de publicação11 Setembro 2020
SeçãoSerie II
ÓrgãoCooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto, C. R. L.

Aviso n.º 13824/2020

Sumário: Abertura de procedimento concursal de seleção internacional para a contratação de um investigador(a) júnior ao abrigo do contrato-programa celebrado entre a Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto e a Fundação para a Ciência e Tecnologia para o Centro de Estudos Arnaldo Araújo.

Aviso de abertura de procedimento concursal de seleção internacional para a contratação de 1 investigador(a) júnior ao abrigo do Contrato Programa celebrado entre a Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto e a Fundação para a Ciência e Tecnologia para o Centro de Estudos Arnaldo Araújo.

1 - Enquadramento:

Por despacho do Presidente da Direção da Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto (CESAP), Professor Doutor Manuel Fernando da Costa e Silva, na sequência de proposta aprovada em reunião de Conselho Científico de 31 de julho de 2020, e nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, torna-se público que se encontra aberto, pelo prazo de 20 dias úteis a contar da data de publicação do presente Aviso, um procedimento concursal, de âmbito internacional, para seleção de 1 (um) investigador(a) doutorado(a) júnior para o exercício, em regime de exclusividade, de atividades de investigação científica no campo da Teoria e História da Arquitetura, a serem desenvolvidas no âmbito do grupo de investigação Estudos de Arquitetura do Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA) integrado na Escola Superior Artística do Porto da CESAP, no âmbito do Contrato Programa de Financiamento Plurianual de Unidades de I&D 2020-2023, assinado entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia I. P. (FCT, IP) e a Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto (CESAP). A presente contratação é financiada por fundos nacionais através da FCT, I. P. (financiamento programático ref. UIDP/04041/2020).

2 - Caraterização da vaga:

2.1 - O Centro de Estudos Arnaldo Araújo desenvolve investigação no campo dos Estudos Artísticos, concretamente nos territórios da Teoria, da Crítica e da História, estando organizado em três grupos de investigação - Estudos de Arquitetura, Estudos de Cinema e Arte e Estudos Críticos - e uma linha de investigação transversal: Lugar Comum.

2.2 - O lugar a concurso insere-se no programa de trabalhos do Grupo de Estudos de Arquitetura, privilegiando a articulação com o eixo de investigação Relações Fortes que, centrado no legado teórico-crítico e na exploração de perspetivas cruzadas, tem por objetivo estudar o contributo da teoria e da crítica portuguesas para a cultura arquitetónica internacional. Na investigação e estudo desta produção serão usados novos métodos e instrumentos, tais como social network analysis e métodos qualitativos de análise. A relação entre a teoria e a prática projetual será igualmente um dos campos a explorar.

2.3 - Espera-se do(a) investigador(a) a contratar que:

a) Produza investigação articulada com os principais eixos de trabalho do grupo de investigação de Estudos de Arquitetura, com especial relevo para o eixo Relações Fortes;

b) Contribua para a dinamização da atividade do CEAA, nomeadamente através da organização e produção de eventos científicos e de disseminação da atividade da unidade;

c) Participe na preparação de projetos e construção de redes nacionais e internacionais;

d) Produza investigação que resulte em artigos, livros, plataformas web entre outros tipos de outputs;

e) Colabore na gestão, acompanhamento e monitorização da atividade científica do CEAA.

3 - Legislação aplicável:

O presente procedimento concursal rege-se pelas disposições constantes do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, na sua redação atual, que aprova o regime de contratação de doutorados destinado a estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento (RJEC), pelo Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro, na sua redação atual e pela demais legislação e normas regulamentares aplicáveis.

4 - Local de trabalho:

O local de trabalho situa-se nas instalações do Centro de Estudos Arnaldo Araújo - Escola Superior Artística do Porto (Largo de S. Domingos, 80; 4050-545 Porto), e/ou noutros locais necessários ao desenvolvimento das atividades de investigação.

5 - Remuneração:

Remuneração mensal ilíquida: (euro) 2.134,73, correspondente ao nível 33 da tabela remuneratória única, aprovada pela Portaria n.º 1553-C/2008, de 31 de dezembro e conjugada com o Decreto-Lei n.º 10-B/2020, de 20 de março, que atualizou a base remuneratória e o valor das remunerações base mensais da Administração Pública.

6 - Requisitos gerais de admissão:

6.1 - Ao presente procedimento concursal podem ser candidatos(as) os nacionais, estrangeiros(as) e apátridas que sejam titulares do grau de doutor(a) na área de Arquitetura e detentores(as) de um currículo científico e profissional que revele um perfil adequado à atividade a desenvolver.

6.2 -...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT