Acordão n.º 1/2021 de 23 de dezembro de 2021

Data de publicação23 Dezembro 2021
Gazette Issue253
ÓrgãoConselho Económico e Social dos Açores
SectionSérie 2

Arbitragem Obrigatória



N.º Processo: 1/2021-SM

Conflito: Artigo 538.º CT - Serviços Mínimos e meios necessários para os assegurar.

Assunto: Aviso prévio de greve apresentado pelo SINDEL - Sindicato Nacional da Indústria e da Energia relativo aos trabalhadores dos sistemas de informação da empresa GLOBALEDA - Telecomunicações e Sistemas de Informação, S.A., ao regime de prevenção, por tempo indeterminado e com início às 00h00 do dia 8 de outubro de 2021.


I - PROCESSO

1 - Por comunicação, ofício ref.ª 602/2021, recebida em 28 de setembro de 2021, a Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego (DRQPE) remeteu ao Senhor Secretário-Geral do Conselho Económico e Social dos Açores (CESA):

a) Aviso prévio de greve apresentado pelo SINDEL - Sindicato Nacional da Indústria e da Energia relativo aos trabalhadores dos sistemas de informação da empresa GLOBALEDA - Telecomunicações e Sistemas de Informação, S.A., ao regime de prevenção, por tempo indeterminado e com início às 00h00 do dia 8 de outubro de 2021;

b) Ata da reunião para negociação dos serviços mínimos, realizada na DRQPE no p.p. dia 28 de setembro de 2021, e que terminou sem acordo das partes.

2 - Atendendo à divergência quanto aos serviços mínimos, promoveu-se a formação deste Tribunal Arbitral, que ficou assim constituído:

- Árbitro Presidente: José Carlos Faria da Câmara;

- Árbitro da Parte dos Trabalhadores: Artur José Araújo de Arruda Ponte;

- Árbitro da Parte dos Empregadores: João Chaves de Faria e Castro.

3 - Os serviços mínimos em situações de greve não estão regulados no instrumento de regulamentação coletiva aplicável (Convenção Coletiva de Trabalho n.º 40/2018), cujo texto se encontra publicado no Jornal Oficial, II Série, n.º 240, de 13 de dezembro de 2018.

4 - A GLOBALEDA, S.A., integra o setor púbico empresarial da Região Autónoma dos Açores, em conformidade com o disposto no Decreto Legislativo Regional n.º 7/2008/A, de 24 de março (Regime do setor público empresarial da Região Autónoma dos Açores). A empresa tem por objeto “a conceção, estudo e acompanhamento de projetos nas áreas de telecomunicações e sistemas de informação” e presta serviços a empresa que integra setor que se destina à satisfação de necessidades sociais impreteríveis, designadamente, serviços de energia (cfr. alínea d)) do n.º 2 do artigo 537.º do Código do Trabalho).


II - AUDIÊNCIA DAS PARTES

1 - O Tribunal reuniu no dia 30 de setembro de 2021, às 15H30, nas instalações do CESA em Ponta Delgada, e, por...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT