Regulamento n.º 1017/2021

Data de publicação22 Dezembro 2021
Data25 Janeiro 2021
Gazette Issue246
SeçãoSerie II
ÓrgãoMunicípio do Funchal
N.º 246 22 de dezembro de 2021 Pág. 256
Diário da República, 2.ª série
PARTE H
MUNICÍPIO DO FUNCHAL
Regulamento n.º 1017/2021
Sumário: Regulamento de Acesso a Bolsas a Estudantes do Ensino Superior.
Margarida Maria Ferreira Diogo Dias Pocinho, por delegação de competências conferidas pelo
Presidente da Câmara Municipal no Despacho de Delegação e Subdelegação de Competências,
exarado em 25 de outubro de 2021 e publicitado pelo Edital n.º 546/2021 da mesma data, verea-
dora com o pelouro da Educação e Cidadania, torna público que a Câmara Municipal aprovou em
reunião ordinária de 18 de novembro de 2021 e a Assembleia Municipal em sessão extraordinária
de 24 de novembro do corrente ano, a revisão do Regulamento de Acesso a Bolsas a Estudantes
do Ensino Superior, cujo teor se publica em anexo.
29 de novembro de 2021. — A Vereadora, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias Pocinho.
Regulamento de Acesso a Bolsas a Estudantes do Ensino Superior
Preâmbulo
Desde 2014 que a Câmara Municipal começou a investir em Educação, traduzindo -se esse
investimento em apoios variados que se iniciam na educação pré -escolar e que vão até o ensino
superior. A par deste investimento na educação formal das crianças e jovens do Concelho do
Funchal, tem este Município igualmente aplicado os seus recursos na promoção sistemática da
participação de crianças e jovens em atividades de férias, dentro e fora do Município, ligadas à
ciência e ao despertar do gosto pelo aprofundamento dos conhecimentos, assim como pela criação
de cursos de Educação e Formação de Adultos nos bairros sociais municipais, proporcionando a
quem lá mora ou a quem é proposto pelo Instituto do Emprego da Madeira ou pela Segurança
Social a possibilidade de melhorar as suas qualificações escolares formais.
O apoio a programas educativos às escolas do Concelho foi muito reforçado, bem como a
criação de programas que promovem a cidadania e o acesso a novas experiências educativas a
crianças e jovens, ou a reflexão sobre práticas pedagógicas destinada a docentes e educadores
de todos os graus de ensino, ou a outras pessoas direta ou indiretamente associadas ao sistema
educativo.
Esta aposta estratégica teve sempre por base a ideia de que a educação é a melhor ferramenta
de promoção da qualidade de vida, da coesão social e do desenvolvimento económico da cidade.
Institui -se como um investimento no presente, com uma visão de futuro a longo prazo.
Os dados da OCDE publicados em junho de 2018 sobre mobilidade social confirmam ser esta
uma aposta coerente. A educação funciona como um elevador social e esse estudo mostra que em
Portugal são necessárias 5 gerações (125 anos) para se conseguir superar a situação de pobreza.
Constata -se igualmente que, em 2017, a população adulta portuguesa tinha uma taxa de escolari-
dade bastante baixa, relativamente a outros países da União Europeia (UE): 52 % dos adultos entre
25 e 62 anos não ultrapassaram o ensino básico. Na UE essa taxa corresponde a 22 %.
Como Cidade Educadora, a Câmara Municipal do Funchal tem promovido a igualdade de opor-
tunidades e tentado minimizar diversas formas de discriminação. Com o surgimento da pandemia
provocada pelo SARS -Cov -19 muitas famílias viram as suas condições sociais e financeiras agra-
vadas, tornando -se muito difícil o acesso ou a continuação de estudos superiores para os seus e as
suas jovens. Nesse sentido, surge este regulamento que alarga o âmbito do regulamento anterior de
Acesso a Bolsas a Estudantes do Ensino Superior. Com efeito, este novo regulamento concretiza a
possibilidade de a Câmara Municipal do Funchal atribuir bolsas de estudo a estudantes que acedem
e/ou frequentam Cursos Técnicos Superior Profissional, licenciatura, mestrado integrado ou mes-
trado, podendo ser apoiados durante todos os anos de duração dos cursos em que se inscreveram.
Neste regulamento, continuamos a associar o investimento municipal no ensino superior aos
rendimentos dos agregados familiares e coordenamo -lo com a obtenção de bolsas atribuídas por

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