Portarias de Extensão n.º 7/2022 de 12 de abril de 2022

Data de publicação12 Abril 2022
Gazette Issue72
ÓrgãoDireção Regional de Qualificação Profissional e Emprego
SectionSérie 2

As alterações ao acordo coletivo de trabalho entre o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, EPER, o Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, EPER, o Hospital da Horta, EPER, o Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica, o Sindicato dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica e o Sindicato dos Fisioterapeutas Portugueses, publicadas no Jornal Oficial, II Série, n.º 231, de 25 de novembro de 2020, e no Jornal Oficial, II Série, n.º 211, de 22 de outubro de 2021, aplicam-se em todo o território da Região Autónoma dos Açores, às entidades prestadoras de cuidados de saúde que revistam a natureza de entidade pública empresarial, integradas no Serviço Regional de Saúde, que o subscrevem bem como os trabalhadores a elas vinculados por contrato de trabalho de direito privado, representados pelas associações sindicais outorgantes, integrados na carreira de Técnico Superior das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica.

Através das alterações daquele instrumento de regulamentação coletiva de trabalho foi consagrado um conjunto de disposições de condições de trabalho mais favoráveis para os trabalhadores, através da inclusão da cláusula 7.ª-A, que tem como objetivo conferir um ponto por cada ano de exercício de funções aos trabalhadores desde a celebração de contrato individual de trabalho sem termo ou da conversão de contrato individual de trabalho a termo, em sem termo, e o ano de 2018, inclusive, para efeitos de reposicionamento remuneratório, estabelecendo, ainda o regime e os critérios para esse reposicionamento.

Na área e âmbito de aplicação da convenção existem, porém, trabalhadores integrados na carreira de Técnico Superior das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica que, não sendo representados pelas associações sindicais signatárias, exercem funções correspondentes às profissões e categorias profissionais abrangidas pela convenção.

A extensão das alterações do acordo coletivo promove, assim, a uniformização das condições de trabalho dos trabalhadores que, vinculados por contrato individual de trabalho, prestam atividade nos Hospitais, EPER, potenciando, a melhoria do clima organizacional assente na diminuição da sujeição dos trabalhadores a regimes e condições de trabalho diferenciados.

Nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 478.º do Código do Trabalho, é conferida eficácia retroativa às cláusulas de natureza pecuniária, nos termos que constam dos acordos coletivos em questão.

Foi cumprido o...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT