Portaria n.º 1265/2002, de 14 de Setembro de 2002

Portaria n.º 1265/2002 de 14 de Setembro A necessidade de sensibilizar os cidadãos e os poderes públicos para os problemas relacionados com a mobilidade urbana, a poluição do ar e o ruído, sublinhando as vantagens da utilização de transportes públicos e de veículos não poluentes, levou à celebração em Portugal, pela primeira vez, no dia 22 de Setembro de 2000, do Dia Europeu sem Carros, iniciativa já consagrada noutros países da União Europeia.

Porque é intenção do Governo que tal acontecimento se repita este ano, é necessário criar as condições legais que permitam restringir a circulação de veículos a motor nas áreas que forem definidas pelas autarquias participantes.

Finalmente, porque no ano de 2002 o dia 22 de Setembro é um domingo, decidiu-se alargar o âmbito desta iniciativa.

Assim, nos termos do n.º 2 do artigo 10.º do Código da Estrada e ao abrigo do disposto na alínea b) do n.º 2 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio, com a redacção que lhe foi dada pelo artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 2/98, de 3 de Janeiro: Manda o Governo, pelo Secretário de Estado da Administração Interna, o seguinte: 1.º Nos dias 21 e 22 de Setembro de 2002, entre as 7 e as 22 horas, é proibida a circulação de veículos a motor nas áreas que forem definidas pelos municípios que aderem à iniciativa do Dia Europeu sem Carros.

  1. A proibição de circular não pode abranger a totalidade da área do município.

  2. A proibição de circular não se aplica a: a) Veículos de transporte colectivo de passageiros; b) Veículos sem motor de combustão; c) Veículos afectos ao serviço de deficientes motores; d) Veículos afectos à prestação de socorro urgente e veículos de polícia; e) Veículos que, não se encontrando abrangidos pela alínea anterior, circulem em marcha de urgência; f) Veículos que transportem produtos alimentares perecíveis; g) Veículos que assegurem a realização de serviços de interesse público indispensáveis e urgentes; h)Táxis.

  3. Os municípios aderentes podem: a) Alargar a sua adesão à presente iniciativa para além dos dias estabelecidos no n.º 1.º ou restringi-la, desde que o dia 22 de Setembro seja contemplado; b) Alargar ou restringir os horários em que se mantém a proibição constante do n.º 1.º, atendendo às especificidades de cada um dos concelhos, desde que seja respeitado um período mínimo de oito horas...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT