Portaria N.º 69/1998 de 15 de Outubro

S.R. DA EDUCAÇÃO E ASSUNTOS SOCIAIS

Portaria Nº 69/1998 de 15 de Outubro

de 15 de Outubro

Considerando que a Portaria n.º 100/97, de 18 de Dezembro, determina que no ambito da educação extra-escolar podem ser criados cursos de Actualização.

Assim, ao abrigo da alínea h) do artigo 3.º do artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 338/79, de 25 de Agosto, e da alínea z) do artigo 60.º do Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma do Açores, manda o Governo da Região Autónoma dos Açores pelo Secretário Regional da Educação e Assuntos Sociais o seguinte:

  1. - É criado na Região Autónoma dos Açores o Programa do Curso de Actualização.

  2. - O conteúdo programático do curso é publicado em anexo à presente portaria da qual faz parte integrante.

  3. - A duração do curso é fixada em 224 horas distribuídas ao longo de sete meses.

  4. - Os formandos que completem com sucesso o curso de actualização podem, após certificação pela Direcção Regional da Educação, obter equivalência ao 1.º cicio do ensino básico recorrente.

  5. - As dúvidas resultantes da aplicação deste diploma serão resolvidas por despacho do Secretário Regional da Educação e Assuntos Sociais.

  6. - A presente portaria entra em vigor a partir do dia seguinte ao da sua publicação.

Secretaria Regional da Educação e Assuntos Sociais.

Assinada em 22 de Setembro de 1998.

O Secretário Regional da Educação e Assuntos Sociais, José Gabriel do Álamo Meneses.

Curso de actualização

-Português - Fonia e Grafia

-Competência Comunicativa - Oralidade

-Leitura/Escrita

-Matemática - Números e operações

- Dinheiro

- Unidades de medida de tempo

-Mundo Actual - Ser Pessoa

-Tempos Livres

- Espaço Geográfico

- Património Histórico Cultural

- Ambiente

Aptidões Sociais - Regras de Convivência

- Saúde/Alimentação

- Interacção Social

- Comunicação

PORTUGUÊS

Fonia e Grafia

Objectivos: Relacionar fonia/grafia

Ler/escrever palavras dadas

Ler/escrever palavras descobertas

Constatar a organização silábica das palavras em Português

Utilizar regras de translineação

Distinguir sílaba tónica/silaba átona

Reconhecer palavras agudas, graves e esdrúxulas

Utilizar regras simples de acentuação

Utilizar correctamente a grafia do Português

Conhecer o valor/Utilizar correctamente os diferentes sinais de pontuação.

Organizar o discurso escrito, utilizando períodos e

parágrafos

Conteúdos: 1. Relações sistemáticas entre sons e letras

Sistema fonológico/código alfabético

Sons do Português

Combinatórias possíveis e sua representação na escrita:

-alfabeto

- vogais

- consoantes

- ditongos

- digrafos

- maísculas

- cedilha

1.2. Translineação

Acento da palavra

- sílaba tónica

-sílaba átona

- localização da sílaba tónica na palavra

  1. Pontuação

    - ponto final

    - ponto de exclamação

    - dois pontos

    - travessão

    - vírgula

    Noção de:

    - período

    - parágrafo

    - texto

    Competência Comunicativa/Oralidade

    Objectivos: Captar sentidos implícitos na linguagem verbal

    Comparar registos linguísticos diferenciados social e geograficamente

    Desenvolver a competência de compreensão e de produção de textos orais correctos, tendo em conta a sua especificidade e adequação à situação de comunicação

    Conteúdos: 1. Compreensão/expressão oral

    Articulação/ritmo

    -entoação

    -pausas

    - interrupções

    -silêncio/s

    -...

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