Portaria N.º 69/1998 de 15 de Outubro
S.R. DA EDUCAÇÃO E ASSUNTOS SOCIAIS
Portaria Nº 69/1998 de 15 de Outubro
de 15 de Outubro
Considerando que a Portaria n.º 100/97, de 18 de Dezembro, determina que no ambito da educação extra-escolar podem ser criados cursos de Actualização.
Assim, ao abrigo da alínea h) do artigo 3.º do artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 338/79, de 25 de Agosto, e da alínea z) do artigo 60.º do Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma do Açores, manda o Governo da Região Autónoma dos Açores pelo Secretário Regional da Educação e Assuntos Sociais o seguinte:
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- É criado na Região Autónoma dos Açores o Programa do Curso de Actualização.
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- O conteúdo programático do curso é publicado em anexo à presente portaria da qual faz parte integrante.
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- A duração do curso é fixada em 224 horas distribuídas ao longo de sete meses.
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- Os formandos que completem com sucesso o curso de actualização podem, após certificação pela Direcção Regional da Educação, obter equivalência ao 1.º cicio do ensino básico recorrente.
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- As dúvidas resultantes da aplicação deste diploma serão resolvidas por despacho do Secretário Regional da Educação e Assuntos Sociais.
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- A presente portaria entra em vigor a partir do dia seguinte ao da sua publicação.
Secretaria Regional da Educação e Assuntos Sociais.
Assinada em 22 de Setembro de 1998.
O Secretário Regional da Educação e Assuntos Sociais, José Gabriel do Álamo Meneses.
Curso de actualização
-Português - Fonia e Grafia
-Competência Comunicativa - Oralidade
-Leitura/Escrita
-Matemática - Números e operações
- Dinheiro
- Unidades de medida de tempo
-Mundo Actual - Ser Pessoa
-Tempos Livres
- Espaço Geográfico
- Património Histórico Cultural
- Ambiente
Aptidões Sociais - Regras de Convivência
- Saúde/Alimentação
- Interacção Social
- Comunicação
PORTUGUÊS
Fonia e Grafia
Objectivos: Relacionar fonia/grafia
Ler/escrever palavras dadas
Ler/escrever palavras descobertas
Constatar a organização silábica das palavras em Português
Utilizar regras de translineação
Distinguir sílaba tónica/silaba átona
Reconhecer palavras agudas, graves e esdrúxulas
Utilizar regras simples de acentuação
Utilizar correctamente a grafia do Português
Conhecer o valor/Utilizar correctamente os diferentes sinais de pontuação.
Organizar o discurso escrito, utilizando períodos e
parágrafos
Conteúdos: 1. Relações sistemáticas entre sons e letras
Sistema fonológico/código alfabético
Sons do Português
Combinatórias possíveis e sua representação na escrita:
-alfabeto
- vogais
- consoantes
- ditongos
- digrafos
- maísculas
- cedilha
1.2. Translineação
Acento da palavra
- sílaba tónica
-sílaba átona
- localização da sílaba tónica na palavra
-
Pontuação
- ponto final
- ponto de exclamação
- dois pontos
- travessão
- vírgula
Noção de:
- período
- parágrafo
- texto
Competência Comunicativa/Oralidade
Objectivos: Captar sentidos implícitos na linguagem verbal
Comparar registos linguísticos diferenciados social e geograficamente
Desenvolver a competência de compreensão e de produção de textos orais correctos, tendo em conta a sua especificidade e adequação à situação de comunicação
Conteúdos: 1. Compreensão/expressão oral
Articulação/ritmo
-entoação
-pausas
- interrupções
-silêncio/s
-...
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