Portaria n.º 486/2020

Data de publicação23 Julho 2020
SeçãoSerie II
ÓrgãoDefesa Nacional - Gabinete do Ministro

Portaria n.º 486/2020

Sumário: Louvor e concessão de medalha de serviços distintos ao Tenente-General Alexandre Maria de Castro de Sousa Pinto.

Louvo o Tenente-General Alexandre Maria de Castro de Sousa Pinto, pelo modo extraordinariamente competente, dedicado e eficiente como presidiu à Comissão Portuguesa de História Militar, promovendo e coordenando a investigação neste âmbito, bem como a proteção e divulgação do património histórico militar, assegurando ainda a representação internacional junto de estruturas internacionais congéneres.

Possuidor de notáveis qualidades pessoais e profissionais, de que se destacam os seus extraordinários dotes de carácter, sólida formação humana, esmerado sentido ético e elevado sentido de responsabilidade, foi notória a ação do Tenente-General Sousa Pinto na forma como, com sabedoria, dedicação e rigor, contribuiu para a preservação da identidade histórica de Portugal, deixando um legado de estudo e de divulgação da sua história militar.

Com o Tenente-General Sousa Pinto, a Comissão Portuguesa de História Militar atingiu, em resultado da sua elevada capacidade de planeamento e proatividade e da inovação da sua ação, um assinalável ritmo de atividades de cariz histórico-cultural, que muito contribuíram para incutir uma dinâmica de sucesso à Comissão.

O seu apurado sentido de serviço público levou-o a promover iniciativas de aproximação da história militar à sociedade em geral. Destaca-se a entrega de milhares de exemplares de publicações a diversas bibliotecas, escolas e universidades. Ciente da importância de deixar um legado para o futuro, promoveu a publicação do Boletim da Comissão e patrocinou a promoção de inúmeras publicações relacionadas com as temáticas da história militar portuguesa.

Ao longo dos seus dezasseis anos como presidente da Comissão Portuguesa de História Militar, muitos eventos e iniciativas contaram com o seu envolvimento, sábia direção e empenho em esclarecer e difundir a vivência dos nossos maiores para que se venham a tornar exemplos carismáticos para os seus continuadores. Releva-se a superior organização do XXXV Congresso Internacional de História Militar, realizado no...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT