Portaria n.º 436/2019

Data de publicação22 Julho 2019
SeçãoSerie II
ÓrgãoDefesa Nacional - Gabinete do Ministro

Portaria n.º 436/2019

Sumário: Concessão de medalha de serviços distintos, grau prata, ao Capitão-de-Fragata Carlos Manuel Pereira Mendes.

Louvo, por proposta do Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional, o 24287 Capitão-de-fragata AN Carlos Manuel Pereira Mendes, pela forma excecionalmente dedicada e competente e pela notável conduta e profissionalismo com que tem pautado o seu desempenho na Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN).

Como Diretor de Serviços de Armamento e Equipamento da DGRDN, o Capitão-de-fragata Pereira Mendes tem-se constituído um elemento muito importante no apoio e aconselhamento proporcionado à tomada de decisão da sua Direção, designadamente no que respeita às medidas a adotar no domínio da programação militar.

Neste âmbito, merece particular relevância o seu papel determinante na coordenação e elaboração das propostas de Lei de Programação Militar, que constitui o principal instrumento financeiro plurianual para o investimento público, não só em equipamento, mas também no desenvolvimento da Base Tecnológica e Industrial de Defesa Nacional, com impacto direto no desenvolvimento das capacidades militares necessárias para a prossecução das múltiplas missões das Forças Armadas.

Em resultado dos seus sólidos conhecimentos técnicos e do rigor com que aborda todas as tarefas, o Capitão-de-fragata Pereira Mendes tem-se constituído igualmente como um elemento importante na preparação do Ministério da Defesa Nacional para os desafios que se antecipam no âmbito da participação portuguesa nos projetos da Cooperação Estruturada Permanente e do Fundo Europeu de Defesa, da União Europeia (UE).

É, também, assinalável o seu contributo para a conceção, desenvolvimento, coordenação e execução das políticas de armamento, bens, equipamentos, investigação e desenvolvimento necessários às Forças Armadas e à Defesa Nacional, contribuindo com o seu saber e experiência para a definição das prioridades e linhas de ação que permitam às Forças Armadas continuar a beneficiar da modernização e do desenvolvimento tecnológico subjacentes à participação portuguesa nos quadros multilaterais da UE e da Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Graças a uma excecional capacidade de trabalho, dedicação e espírito de sacrifício, o Capitão-de-fragata Pereira Mendes contribuiu com soluções pertinentes e relevantes para a reestruturação orgânica operada na DGRDN, afirmando-se, ainda, como um elemento muito ativo na colaboração prestada a outras áreas de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT