Portaria n.º 401/2009, de 14 de Abril de 2009

Portaria n. 401/2009

de 14 de Abril

Foi apresentada pela Comissáo de Coordenaçáo e Desenvolvimento Regional do Norte, nos termos do n. 2 do artigo 41. do Decreto -Lei n. 166/2008, de 22 de Agosto, uma proposta de alteraçáo da delimitaçáo da Reserva Ecológica Nacional (REN) para a área do município de Aveiro, aprovada pela Resoluçáo do Conselho de Ministros n. 115/95, de 2 de Novembro, alterada pela Resoluçáo do Conselho de Ministros n. 151/2007, de 1 de Outubro.

Esta proposta insere -se no âmbito do procedimento de elaboraçáo do Plano de Urbanizaçáo de Aveiro.

A Comissáo Nacional da Reserva Ecológica Nacional pronunciou -se favoravelmente à delimitaçáo proposta, nos termos do disposto no artigo 3. do Decreto -Lei n. 93/90, de 19 de Março, aplicável via n. 2 do artigo 41. do Decreto -Lei n. 166/2008, de 22 de Agosto, parecer consubstanciado em acta de reuniáo daquela Comissáo, subscrita pelos representantes que a compóem.

Sobre a referida delimitaçáo foi ouvida a Câmara Municipal de Aveiro.

Considerando o Decreto -Lei n. 166/2008, de 22 de Agosto, e no exercício das competências delegadas pelo Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, nos termos do despacho n. 16 162/2005 (2.ª série), publicado no Manda o Governo, pelo Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, o seguinte:

Artigo 1.

Objecto

Aprovar a alteraçáo à delimitaçáo da Reserva Ecológica Nacional do município de Aveiro, com as áreas a integrar

2218 e a excluir identificadas na planta e no quadro anexos à presente portaria, que dela fazem parte integrante.

Artigo 2.

Consulta

A referida planta, o quadro anexo e a memória descritiva podem ser consultados na Comissáo de Coordenaçáo e Desenvolvimento Regional do Centro e na Direcçáo -Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano.

Artigo 3.

Produçáo de efeitos

A presente portaria opera os seus efeitos com a entrada em vigor do Plano de Urbanizaçáo de Aveiro.

O Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, Joáo Manuel Machado Ferráo, em 20 de Fevereiro de 2009.

QUADROANEXO

Delimitaçáo da Reserva Ecológica Nacional do concelho de Aveiro

Proposta de exclusáo

Áreas da REN afectadas Fim a que se destina Fundamentaçáo

1A Faixa de protecçáo à laguna . . . Zona de habitaçáo unifamiliar . . . Necessidade de rectificar o perímetro urbano, abrangendo uma malha urbana semipreenchida e infra -estruturada, de modo a permitir a conformaçáo e o remate do aglomerado urbano.

Áreas a excluir (número de ordem)Áreas a excluir (número de ordem)

1B Faixa de protecçáo à laguna . . . Zona de habitaçáo unifamiliar . . . Correcçáo de desfasamento na delimitaçáo da REN resultante da sua digitalizaçáo e transposiçáo para uma escala de maior detalhe.

2 Áreas de máxima infiltraçáo . . . Zona industrial, de armazenagem e de comércio e serviços.

Correcçáo de erro da delimitaçáo da REN: esta mancha corresponde a uma pequena área isolada classificada como «área de máxima infiltraçáo», delimitada apenas num pequeno troço da linha de água, sem qualquer correspondência à realidade existente e sem continuidade em termos de sistema biofísico, náo se justificando por isso a sua integraçáo na REN.

7B Zonas ameaçadas pelas cheias Zona de habitaçáo unifamiliar . . .

8A Áreas de máxima infiltraçáo . . . Zona de habitaçáo unifamiliar . . . Correcçáo de desfasamento na delimitaçáo da REN resultante da sua digitalizaçáo e transposiçáo para uma escala de maior detalhe.

11B Faixa de protecçáo à linha de água Zona de habitaçáo multifamiliar

12 Faixa de protecçáo à laguna . . . Zona de habitaçáo unifamiliar . . . Correcçáo de desfasamento na delimitaçáo da REN resultante da sua digitalizaçáo e transposiçáo para uma escala de maior detalhe.

13 Zonas ameaçadas pelas cheias Zona industrial, de armazenagem e de comércio e serviços.

Necessidade de rectificar o perímetro urbano, abrangendo uma malha urbana semipreenchida e infra -estruturada, de modo a permitir a conformaçáo e o remate do aglomerado urbano.

14 Áreas de máxima infiltraçáo . . . Zona de habitaçáo unifamiliar . . . Correcçáo de erro na delimitaçáo da REN: embora seja uma área classificada como «área de máxima infiltraçáo» náo existe correspondência com a realidade existente, na medida em que toda a área foi objecto de urbanizaçáo e impermeabilizaçóes em data anterior à publicaçáo da carta da REN do concelho, náo tendo por lapso sido considerada aquando da elaboraçáo daquela carta. Exceptua -se desta desafectaçáo a linha de água existente, cujo traçado deverá permanecer classificado como REN.

Áreas da REN afectadas Fim a que se destina Fundamentaçáo

3 Áreas de máxima infiltraçáo . . . Zona industrial, de armazenagem e de comércio e serviços.

4 Faixa de protecçáo a linha de água Zona de armazenagem e serviços Correcçáo de erro da delimitaçáo da REN: a «faixa de protecçáo à linha de água» encontra -se significativamente desfasada da linha de água existente.

5 Cabeceiras de linhas de água . . . Zona de habitaçáo unifamiliar e multifamiliar e arruamento.

Correcçáo de desfasamento na delimitaçáo da REN resultante da sua digitalizaçáo e transposiçáo para uma escala de maior detalhe.

6 Áreas de máxima infiltraçáo . . . Zona de habitaçáo unifamiliar . . . Correcçáo de erro da delimitaçáo da REN: esta mancha corresponde a uma pequena área isolada classificada como «área de máxima infiltraçáo», delimitada apenas num pequeno troço da linha de água, sem qualquer correspondência à realidade existente e sem continuidade em termos de sistema biofísico, náo se justificando por isso a sua integraçáo na REN. Por outro lado toda a área está envolvida por uma malha urbana muito comprometida, pretendendo -se com esta desafectaçáo permitir a redefiniçáo e a regularizaçáo dos quarteiróes existentes.

7A Zonas ameaçadas pelas cheias Estrutura verde principal . . . . . . Correcçáo de erro da delimitaçáo da REN: embora seja...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT