Portaria n.º 96/2012, de 05 de Abril de 2012

MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO Portaria n.º 96/2012 de 5 de abril A Lei n.º 9/2009, de 4 de março, transpôs para a or- dem jurídica interna a Diretiva n.º 2005/36/CE, do Par- lamento Europeu e do Conselho, relativa ao reconheci- mento das qualificações profissionais, bem como a Diretiva n.º 2006/100/CE, do Conselho, de 20 de novembro, que adapta determinadas diretivas no domínio da livre circu- lação de pessoas, em virtude da adesão da Bulgária e da Roménia.

De acordo com o disposto no n.º 1 do artigo 51.º da acima referida lei, as autoridades nacionais competentes para proceder ao reconhecimento das qualificações profis- sionais deverão ser designadas por portaria dos ministros responsáveis pela atividade em causa, que especifique as profissões regulamentadas abrangidas no âmbito da respetiva competência.

Cumpre, pois, dar execução àquele preceito legal, no que concerne ao reconhecimento das qualificações pro- fissionais em matéria de obras públicas, transportes e co- municações.

Assim: Manda o Governo, pelo Ministro da Economia e do Em- prego, ao abrigo do n.º 1 do artigo 51.º da Lei n.º 9/2009, de 4 de março, o seguinte: Artigo 1.º Objeto A presente portaria especifica as profissões regulamen- tadas abrangidas nos setores das obras públicas, transpor- tes e comunicações e designa as respetivas autoridades competentes para proceder ao reconhecimento das qua- lificações profissionais, nos termos da Lei n.º 9/2009, de 4 de março.

Artigo 2.º Âmbito 1 — As profissões regulamentadas abrangidas nos se- tores das obras públicas, transportes e comunicações são as constantes do anexo I à presente portaria que dela faz parte integrante. 2 — As profissões regulamentadas abrangidas no âmbito das competências e atribuições da Ordem dos Engenheiros e da Ordem dos Engenheiros Técnicos são as constantes do anexo II à presente portaria que dela faz parte integrante.

Artigo 3.º Autoridade competente As autoridades nacionais competentes para proceder ao reconhecimento das qualificações profissionais referidas no n.º 1 do artigo anterior são as constantes do anexo I e as referidas no n.º 2 do mesmo artigo são as constantes do anexo II . Artigo 4.º Entrada em vigor A presente portaria entra em vigor no dia seguinte à sua publicação.

Pelo Ministro da Economia e do Emprego, Sérgio Paulo Lopes da Silva Monteiro, Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, em 30 de março de 2012. ANEXO I Profissões regulamentadas a que se refere o...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT