Conferência Nacional das Práticas Comerciais Desleais

PROGRAMA

23 de Fevereiro de 2007

09.00 Abertura do Secretariado

09.30 Sessão Inaugural

10.00 A proibição geral na Directiva ou onde a lealdade acaba e o engano começa1

Jorge Pegado Liz, Comité Económico e Social Europeu

10.45 Pausa -café

11.00 Os Códigos de Conduta como instrumentos de autodisciplina e as práticas desleais

José Júlio Reis Silva, especialista em Direito do Consumo, antigo Vice-Presidente do Instituto do Consumidor

11.45 O conceito de assédio como elemento da liberdade de consentimento2

Mário Frota, Centro de Estudos de Direito do Consumo de Coimbra

12.30 Debate

13.00 Almoço Livre

15.00 A Directiva Quadro das Práticas Comerciais Desleais

José Faísca, especialista em Direito do Consumo

15.45 O conceito de consumidor médio e a depreciação dos direitos do consumidor

Paulo Duarte, Universidade Lusófona do Porto e elemento da Comissão de elaboração do Código do Consumidor

16.30 Pausa-café

16.45 Publicidade Infanto-Juvenil: restrição ou proibição?

Margarida Bettencourt, Instituto Superior de Comunicação Empresarial e Instituto Civil da Autodisciplina da Publicidade

17.30 Debate

18.00 Termo dos Trabalhos

24 de Fevereiro de 2007

09.30 Abertura do Secretariado

10.00 As práticas comerciais agressivas

Manuel Januário da Costa Gomes, Universidade de Lisboa

10.45 As práticas comerciais enganosas3

Óscar Lopez Santos, Ayuntamiento de Madrid

11.30 Pausa -café

11.45 O conceito de "influência indevida" como elemento essencial da liberdade de consentimento

João Almeida Garrett, Universidade Portucalense do Porto

12.30 Debate

13.00 Sessão de Encerramento

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[1] RPDC n.° 43, Setembro de 2005, p. 28 e ss.

[2] RPDC n.° 44, Dezembro de 2005, p. 17 e ss.

[3] RPDC n.° 47, Setembro de 2006, p. 15 e ss.

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