Louvor n.º 344/2021

Data de publicação03 Agosto 2021
SeçãoSerie II
ÓrgãoSaúde - Instituto Nacional de Emergência Médica, I. P.

Louvor n.º 344/2021

Sumário: Louva os profissionais do INEM.

A 3 de agosto de 1981, era criado o Instituto Nacional de Emergência Médica, I. P. (INEM), com a missão de instalar e gerir um Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), capaz de prestar de forma estruturada cuidados de emergência médica pré-hospitalar a todas as pessoas vítimas de acidente ou doença súbita.

Uma missão exigente que se foi construindo e concretizando ano após ano, ao longo destas últimas quatro décadas. Desde a implementação dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), até ao estabelecimento de uma rede de meios de emergência nacional e abrangente, com cobertura de todo o território continental, os objetivos a que o INEM se propôs guiaram-se sempre pela mesma premissa: proporcionar a todas as pessoas que dele necessitem, um serviço de emergência médica pré-hospitalar acessível, eficaz e de qualidade. A comprová-lo está um grau de satisfação dos/as utentes dos serviços do Instituto acima dos 96 % e uma taxa reduzida de reclamações face ao volume dos serviços prestados (menos de 0,02 % das chamadas recebidas e tratadas pelos CODU dão origem a reclamações), indicadores que traduzem a profunda confiança que os portugueses e as portuguesas depositam no INEM.

Para garantir um Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) robusto e abrangente, o INEM tem promovido parcerias com diversas instituições, como é o caso dos Corpos de Bombeiros, da Cruz Vermelha Portuguesa, da Polícia de Segurança Pública, da Guarda Nacional Republicana, e dos Hospitais e Centros de Saúde. Todos estes parceiros têm sido fundamentais para a sustentação do SIEM, apoiando e contribuindo para a prossecução do principal desígnio e missão do INEM: Salvar Vidas.

Mais do que meras relações institucionais, estas parcerias têm um impacto direto na saúde dos cidadãos. Por exemplo, os protocolos firmados com Corpos de Bombeiros e CVP com vista à criação de Postos de Emergência Médica ou Postos Reserva, que permitem adicionar à rede de emergência médica pré-hospitalar mais meios de socorro. Ou das parcerias com os Hospitais para a criação e implementação das Vias Verdes, processos que garantem uma abordagem mais célere e adequada a doenças graves muito concretas, como os enfartes agudos do miocárdio e os acidentes vasculares cerebrais, patologias que requerem tratamentos específicos imediatos e uma resposta atempada do sistema de saúde.

Em paralelo, o INEM tem procurado reforçar, inovar e diversificar os serviços...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT