Edital n.º 1049/2008, de 30 de Outubro de 2008

Edital n. 1049/2008

Para os devidos efeitos se faz público que a Câmara Municipal de Boticas, conforme deliberaçáo tomada em reuniáo realizada em 17 de Setembro de 2008, deliberou submeter a apreciaçáo pública, nos termos do artigo 118. do Código do Procedimento Administrativo, o projecto de Regulamento de Funcionamento das Feiras Municipais, o qual a seguir se publica.

O processo correspondente pode ser consultado na Divisáo Administrativa - Departamento de Administraçáo Geral, durante o horário normal de funcionamento, bem como no site http://www.cm -boticas. pt, e eventuais sugestóes ou observaçóes sobre o referido projecto de Regulamento deveráo ser apresentadas no prazo de 30 dias a contar da data da sua publicaçáo no Diário da República e apresentadas no serviço referido ou enviadas para o e -mail dag@cm -boticas.pt.

23 de Setembro de 2008. - O Presidente da Câmara, Fernando Campos.

Projecto de Regulamento de Funcionamento das Feiras Municipais

Preâmbulo

O regime jurídico da actividade de comércio a retalho, náo sedentário, exercida por feirantes, bem como o regime aplicável às feiras e aos recintos onde as mesmas se realizam, encontra -se consagrado no Decreto -Lei n. 42/2008, de 10 de Março.

Assim e nos termos das alíneas a), b) e c) do n. 1 do artigo 21. e do n. 2 do mesmo artigo do Decreto -Lei n. 42/2008, de 10 de Março, remete para regulamento municipal as matérias relacionadas com as condiçóes de admissáo dos feirantes e de adjudicaçáo do espaço, as normas de funcionamento dos espaços de venda aquando do levantamento da feira, o horário de funcionamento, bem como a identificaçáo de forma clara dos direitos e obrigaçóes dos feirantes e a listagem de produtos proibidos ou cuja comercializaçáo dependa de condiçóes especificas de venda.

Nestes termos e ao abrigo do artigo 241. da Constituiçáo da República Portuguesa, bem como nos termos do n. 6, alínea a), do artigo 64. da Lei n. 169/99, de 18 de Setembro, com a redacçáo dada pela Lei n. 5 -A/2002, de 11 de Janeiro, a Câmara Municipal de Boticas vem regulamentar o funcionamento das feiras municipais, o qual será, nos termos dos artigos 117. e 118. do Código do Procedimento Administrativo (CPA), submetido a apreciaçáo pública.

CAPÍTULO I Disposiçóes gerais Artigo 1.

Lei habilitante

O presente Regulamento tem por lei habilitante o artigo 241. da Constituiçáo da República Portuguesa, a Lei n. 42/98, de 6 de Agosto, os artigos 64., n. 6, alínea a), e 53., n. 2, alínea a), da Lei n. 169/99,

de 18 de Setembro, com a alteraçáo dada pela Lei n. 5 -A/2002, de 11 de Janeiro, e o artigo 21. do Decreto -Lei n. 42/2008, de 10 de Março.

Artigo 2.

Objecto

1 - O presente Regulamento tem por objecto estabelecer as normas de funcionamento das feiras municipais, adiante designada por feiras.

CAPÍTULO II

Da organizaçáo e funcionamento Artigo 3.

Realizaçáo das feiras

1 - A feira de Boticas é bimensal e realiza -se:

  1. No dia 10 e 20 de cada mês, sendo que quando coincidir com dia de sábado, domingo, feriado ou equiparado, a mesma realiza -se no dia útil imediato;

  2. No recinto contíguo do armazém municipal.

    2 - Quando o dia da feira coincidir com o período das festas do concelho ou com a realizaçáo de algum outro evento, esta será realizada em dia a determinar pela Câmara Municipal.

    3 - A feira de Ardáos é mensal e realiza -se:

  3. No primeiro sábado de cada mês, sendo que quando coincida com feriado ou equiparado, realizar -se -á no dia útil imediato;

  4. No Largo do Arado, em Ardáos.

    Artigo 4.

    Horário de funcionamento

    1 - O horário de funcionamento da feira de Boticas é entre as 7 e as 15 horas.

    2 - O horário de funcionamento da feira de Ardáos é entre as 9 e as 13 horas.

    Artigo 5.

    Organizaçáo dos recintos

    1 - Os recintos das feiras seráo organizados por sectores de activi-dade e produtos comercializados.

    2 - Os espaços de venda seráo devidamente demarcados nos respectivos recintos.

    Artigo 6.

    Cargas e descargas

    1 - As cargas e descargas deveráo efectuar -se antes e depois do período de funcionamento das feiras, sendo que:

  5. As descargas devem efectuar -se entre as 5 e as 7 horas e entre as 7 e as 9 horas, consoante se trate da feira de Boticas ou da feira de Ardáos; b) As cargas devem efectuar -se entre as 12 e as 15 e entre as 12 e as 13 horas, consoante se trate da feira de Boticas ou da feira de Ardáos.

    Artigo 7.

    Estacionamento e circulaçáo de viaturas

    1 - Apenas é autorizado o estacionamento de veículos dos feirantes nos lugares de venda desde que devidamente autorizados.

    2 - Durante o horário de funcionamento das feiras é proibida a circulaçáo de viaturas no recinto das mesmas, salvo o disposto no artigo anterior.

    CAPÍTULO III

    Do exercício da actividade

    SECÇÁO I Actividade do feirante Artigo 8.

    Exercício da actividade

    1 - Nas feiras apenas podem exercer a actividade de feirante os portadores do cartáo de feirante actualizado ou do título a que se refere o artigo 10. do Decreto -Lei n. 42/2008, de 10 de Março.

    44258 2 - Só é permitido o exercício da actividade de feirante nos recintos e data das feiras.

    3 - No exercício desta actividade, o titular do cartáo de feirante poderá ser coadjuvado por auxiliares ou colaboradores.

    4 - O feirante deve ser portador, para apresentaçáo imediata às entidades fiscalizadoras, dos seguintes documentos:

  6. Cartáo de feirante actualizado ou título a quê se refere o artigo 10. do Decreto -Lei n. 42/2008, de 10 de Março;

  7. Facturas ou...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT