Resolução do Conselho de Ministros n.º 32/2012, de 15 de Março de 2012

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Resolução do Conselho de Ministros n.º 32/2012 A Biblioteca Científica Online (b -on) foi criada em 2004 com o propósito de proporcionar à comunidade de ensino e de investigação nacional o acesso online a um conjunto muito relevante de conteúdos científicos disponibilizados por algumas das mais reputadas editoras e titulares de bases de dados internacionais.

Com o advento da b -on, a aquisição dos conteúdos disponibilizados passou a ser efetuado de forma centra- lizada, o que, desde logo, teve dois efeitos significati- vos.

Em primeiro lugar, a possibilidade de exploração de economias de escala, com a consequente redução significativa do montante pago inerente ao acesso das instituições académicas e científicas nacionais aos conteúdos disponibilizados quando comparado com o anteriormente pago por cada uma delas.

Em segundo lugar, o alargamento exponencial do conjunto de re- cursos a que cada instituição membro da b -on passou a ter acesso.

A b -on começou na sua génese por disponibilizar conteú- dos de seis editoras, correspondendo a cerca de 3500 títu- los, a um conjunto de 48 instituições, num regime em que todas as instituições e os respetivos utilizadores tinham acesso a todos os conteúdos disponibilizados.

Desde cedo que o acesso online às principais fontes de conhecimento internacional, abrangendo várias áreas científicas e estimulando as condições de acesso universal ao saber por parte da comunidade académica científica portuguesa (professores, alunos, investigadores, etc.), criou um ambiente favorável ao desenvolvimento da ciência e da inovação em Portugal.

O sucesso da b -on fê -la, naturalmente, evoluir e crescer.

No que respeita ao volume e à natureza de conte- údos disponibilizados, o número de editoras e outros fornecedores de conteúdos foi crescendo, em resposta às necessidades e aos anseios da comunidade e com a preocupação de cobrir adequadamente todas as áreas do conhecimento científico.

Atualmente, a b -on pro- porciona acesso aos conteúdos de 18 fornecedores de conteúdos, abrangendo editoras generalistas e espe- cializadas em determinadas áreas científicas, como a física, a química, a matemática, as engenharias, etc.

Ao conjunto de conteúdos a que todos têm acesso foram adicionados outros, disponibilizados apenas a insti- tuições que neles expressamente tenham manifestado interesse e que respondem, portanto, a necessidades particulares.

Foi também desenhado e disponibilizado um pacote...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT