Resolução N.º 230/1991 de 5 de Dezembro

GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES

Resolução Nº 230/1991 de 5 de Dezembro

As preocupações da Europa Comunitária relativamente à preparação dos jovens, o mais cuidada possível, para enfrentarem a realidade laboral, são uma constante em cada Estada Membro.

Preparar os futuros profissionais de forma racional e eficaz afigura-se ser o contributo desejado e necessário para fazer face aos desafios da modernidade e da compatibilidade que, se são claros na vertente empregadora, também se revelam de uma crescente acuidade para os trabalhadores activos, face à proximidade do esbatimento das barreiras da mobilidade geográfica entre a totalidade dos países da Comunidade.

Porém, os jovens não poderão ser vistos unicamente como uma peça da engrenagem produtiva. Eles são portadores de riqueza que Lhes é própria e que há que acrescentar e desenvolver, tomando-os intérpretes e agentes da mudança que se deseja e pressupõe seja uma característica da Europa do ano 2000.

Estas preocupações gerais são partilhadas em particular pelas diferentes Regiões, também elas empenhadas na construção da nova Europa, na promoção do seu desenvolvimento, na valorização da sua cultura e na solidariedade das Regiões da Europa com o mundo que lhes é exterior.

Estes objectivos são, de resto, perfilhados pela Assembleia dás Regiões da Europa, como o demonstra a criação do seu Grupo de Trabalho n.º 3, em que a Região Autónoma dos Açores participa desde a sua constituição, o qual lançou, desenvolve e coordena o programa denominado “EURODISSElA”.

O “EURODISSEIA” consiste no intercâmbio de jovens, na perspectiva fundamental da sua formação profissional, mas à qual se aliam outros desideratos, tais como a aprendizagem da língua, da cultura e da própria realidade geográfica-sócio-económica das Regiões de acolhimento.

Este programa - que vem sendo aplicado, com êxito, pela Região Autónoma dos Açores, - proporciona, por um lado, oferta de estágios profissionais a jovens estrangeiros, por outro lado possibilita a participação de jovens açorianos em estágios oferecidos por diversas Regiões da Europa.

Nesta base, e considerando que a atitude activa da Região neste Programa tem sido factor de criação de mais valia profissional, cultural e pessoal dos jovens - açorianos e estrangeiros - que nele participam, proporcionando-lhes qualificações que melhoram o mercado do emprego.

Considerando o elevado interesse de que o mesmo se reveste, não só para os jovens mas também para as Regiões Europeias que...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT