Despacho n.º 20984/2002(2ªSérie), de 26 de Setembro de 2002

Despacho n.º 20 984/2002 (2.' série). - A linha do Norte, com cerca de 335 km de extensão, está inserida no principal eixo ferroviário do País, Braga-Faro, sendo o troço mais importante desta espinha dorsal da malha ferroviária portuguesa, pois nele confluem as linhas mais importantes do sistema ferroviário nacional. Alguns dos troços da linha do Norte estão muito próximos dos seus limites de saturação, impondo-se, pois, a sua modernização de modo a conferir-lhe não só uma maior capacidade de oferta como uma substancial melhoria na segurança, qualidade, fiabilidade e competitividade, com a consequente racionalização de custos.

Pelo despacho n.º 21 018/99 (2.' série), de 7 de Outubro, publicado no Diário da República, 2.' série, n.º 258, de 5 de Novembro de 1999, foi declarada a utilidade pública, com carácter urgente, da expropriação de determinados bens imóveis e dos direitos a eles inerentes considerados necessários para as obras de modernização da via férrea, no subtroço Quintans-Ovar.

Tendo havido necessidade de rever e rectificar o projecto dos acessos directos e indirectos à passagem superior ao quilómetro 292,627, torna-se necessária a dispensa e alteração de áreas de algumas parcelas e ainda a expropriação de novas parcelas.

Considerando o exposto, e sendo a continuação da referida obra de manifesto interesse público, nos termos e ao abrigo da delegação de competências constantes do despacho n.º 12 405/2002 (2.' série), de 3 de Maio, determino o seguinte: 1 - A requerimento da Rede Ferroviária Nacional - REFER, E. P., considerando que para a realização da referida obra é...

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