Despacho n.º 24034/2001(2ªSérie), de 26 de Novembro de 2001

Despacho n.º 24 034/2001 (2.' série). - Ao longo de 42 anos, o engenheiro silvicultor José Joaquim Ribeiro Moreira da Silva prestou muitos e valiosos serviços em prol da floresta, da conservação da Natureza e da administração pública florestal a que pertenceu.

De facto, desde o seu ingresso na Direcção-Geral dos Serviços Florestais e Aquícolas em 1951, desempenhou diversas funções técnicas e de chefia, que se caracterizaram por um elevado grau de inovação, de que é exemplo a criação das primeiras estufas florestais para produção intensiva e automatizada de plantas.

Entre 1971 e 1974 desempenhou, de entre outras funções, o cargo de adjunto do coordenador da Comissão de Reconversão Agrícola da Região Plano Norte.

Entre 1975 e 1980 desempenhou, enquanto quadro da Direcção-Geral dos Recursos Florestais, o cargo de director do Parque Nacional da Peneda-Gerês, onde foi responsável por uma acção de forte pendor social e cultural, para além do desenvolvimento de outras acções nas áreas económicas, silvícolas, geológica, das ciências da Natureza, arqueologia, museologia, sociologia, de entre outras, algumas das quais com uma forte componente de pioneirismo como as que envolveram as primeiras experiências com fogos controlados.

Estas experiências com fogo controlado foram alargadas e conduziram, entre 1980 e 1985, à utilização sistemática do fogo controlado em cerca de 3000 ha.

Em...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT