Despacho n.º 2232/2001(2ªSérie), de 02 de Fevereiro de 2001

Despacho n.º 2232/2001 (2.' série). - Fortunato de Almeida Pereira de Andrade nasceu na freguesia de Vilar Seco, concelho de Nelas, em 1869, e nesta freguesia veio a falecer em 1933.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, iniciou nesta cidade a actividade docente.

Com grande propensão para as actividades literárias e de investigação, desde cedo colaborou em jornais e revistas, tendo ainda dedicado uma grande parte do seu tempo aos estudos históricos e geográficos.

Deixou-nos uma vasta e importante obra de investigação, nomeadamente o Infante de Sagres; A Questão Social; Princípios Científicos de Geografia; Subsídios para a História Económica de Portugal; História das Instituições em Portugal; Portugal e as Colónias Portuguesas; Curso de Geografia Física e Política; Nomenclatura Geográfica; A História da Administração Pública em Portugal, e Crónicas Geográficas. São, porém, de realçar: a História de Portugal (seis volumes) e a História da Igreja em Portugal (seis volumes).

A gratidão dos conterrâneos de Fortunato de Almeida está presente quando perpetuaram o seu nome ao atribuí-lo a uma avenida da...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT