Despacho n.º 8773/2018

Data de publicação14 Setembro 2018
SeçãoSerie II
ÓrgãoEconomia - Instituto Português da Qualidade, I. P.

Despacho n.º 8773/2018

Aprovação de modelo n.º 501.91.18.3.10

No uso da competência conferida pela alínea b) do n.º 1 do artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 291/90, de 20 de setembro e nos termos do n.º 5.1 da Portaria 962/90, de 9 de outubro e da Portaria n.º 1129/2009, de 1 de outubro, aprovo o instrumento de medição e registo de temperatura, (registador de temperatura), marca Tekon, modelo 14491MTL, fabricado e requerido pela empresa Bresimar Automação, S. A., com sede na Quinta do Simão - EN 109, Esgueira, Aveiro, Portugal.

1 - Descrição sumária

O modelo 14491MTL foi concebido para medir e registar as temperaturas do ar em instalações de depósito e armazenagem de alimentos a temperatura controlada.

Os valores da temperatura medidos através do sensor de temperatura são enviados para o computador, no qual está instalado o software de registo PlugThings, utilizando um sinal de radiofrequência na banda ISM. A interface entre este sinal e o computador é realizada através de um gateway (recetor) modelo 14491GW ligado a uma porta USB do computador.

Todos os dados metrologicamente relevantes são armazenados numa base de dados protegida através de encriptação, localizada num disco rígido do computador que contém a instalação do software PlugThings não sendo possível ao utilizador alterar os dados nela contidos, podendo apenas visualizar os mesmos.

2 - Constituição

O instrumento de medição e registo de temperatura da Tekon é constituído por um ou mais transmissores de dados com sonda de temperatura externa (modelo 14491MTL), pelo software de monitorização e armazenamento de dados PlugThings e por um ou mais gateways (modelo 14491GW) para garantir a interligação entre os transmissores e o computador onde se encontra instalado o referido software.

O transmissor é alimentado por 3 baterias de lítio não recarregáveis de 3,6V DC em série.

A sonda de temperatura é constituída pelo sensor digital MCP9808, baseado no princípio silicon bandgap para aquisição do valor da temperatura, que é envolvido por uma bainha de aço inox de 150 mm de comprimento e 7 mm de diâmetro, que se encontra ligado diretamente ao interior do invólucro do transmissor através de um cabo de 350 mm de comprimento, onde é garantido uma classificação de IP55 para o grau de proteção.

O transmissor adquire o valor de temperatura disponibilizado através do protocolo digital I2CTM pelo respetivo sensor, e envia-o via radiofrequência para o gateway. Este pode receber dados de 1 até 55 transmissores. A distância mínima...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT