Despacho n.º 8437/2020

Data de publicação02 Setembro 2020
SeçãoSerie II
ÓrgãoAdministração Interna - Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna

Despacho n.º 8437/2020

Sumário: Autorização do alargamento do sistema de videovigilância instalado no município da Amadora.

Autoriza o alargamento do sistema de videovigilância instalado no município da Amadora

O Despacho n.º 4311/2013, de 18 de março, proferido pelo Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 59, de 25 de março de 2013, autorizou a instalação e utilização, pelo período de dois anos, de um sistema de videovigilância, constituído por 103 câmaras, no município da Amadora.

Através do Despacho n.º 5079/2019, de 10 de maio, proferido pela Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 98, de 22 de maio de 2019, foi aprovada a renovação da autorização do sistema de videovigilância do município da Amadora, por um período de dois anos, com efeito a 12 de maio de 2019.

Assim:

1 - Nos termos e para os efeitos do disposto no n.º 1 do artigo 3.º da Lei n.º 1/2005, de 10 de janeiro, alterada e republicada pela Lei n.º 9/2012, de 23 de fevereiro, aprovo o alargamento do sistema de videovigilância, autorizado no município da Amadora, através da instalação 38 novas câmaras e o reposicionamento de cinco câmaras já existentes, nos termos propostos no memorando anexo ao ofício n.º 824/GDN/2019, apresentado pelo diretor nacional da Polícia de Segurança Pública, com o fim de proteção da segurança das pessoas e bens, públicos ou privados, e prevenção da prática de crimes, em locais em que exista razoável risco da sua ocorrência.

2 - O sistema de videovigilância abrange a área central do concelho da Amadora, concretamente as freguesias de Águas Livres, Mina de Água, Encosta do Sol, Venteira, Falagueira-Venda Nova e Alfragide.

3 - O alargamento do sistema de videovigilância foi objeto do Parecer n.º 2020/80, de 17 de julho de 2020, da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) que emitiu recomendações, tendo sobretudo em vista reforçar as medidas de segurança a adotar.

4 - Atentas as disposições legais aplicáveis e as recomendações da CNPD, o sistema de videovigilância deve observar as seguintes condições:

a) O sistema de videovigilância deve ser operado de forma a garantir a efetiva salvaguarda da privacidade e segurança, dando integral cumprimento às disposições legais aplicáveis;

b) O Comandante da Divisão Policial da Amadora, do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, é o responsável pela conservação e tratamento dos dados;

c) O sistema...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT