Despacho n.º 7210/2018

Data de publicação30 Julho 2018
SeçãoSerie II
ÓrgãoCiência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior

Despacho n.º 7210/2018

Instruído e apreciado, nos termos do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro, o pedido de registo da criação do curso técnico superior profissional de Gestão Comercial e Força de Vendas, a ministrar pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão Jean Piaget;

Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro, conjugado com o disposto na alínea g) do n.º 2 do Despacho n.º 7240/2016, de 2 de junho:

Determino:

É registada, nos termos do anexo ao presente despacho, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Gestão Comercial e Força de Vendas da Escola Superior de Tecnologia e Gestão Jean Piaget.

17 de maio de 2018. - A Subdiretora-Geral do Ensino Superior, Ângela Noiva Gonçalves.

ANEXO

1 - Estabelecimento de ensino superior

Escola Superior de Tecnologia e Gestão Jean Piaget

2 - Curso técnico superior profissional

T424 - Gestão Comercial e Força de Vendas

3 - Número de registo

R/Cr 30/2018

4 - Área de educação e formação

341 - Comércio

5 - Perfil profissional

5.1 - Descrição geral

Efetuar, de forma autónoma e ou sob orientação, a gestão das principais funções da área comercial e da gestão das forças de vendas, nomeadamente, idealizar, promover e realizar vendas de produtos ou serviços no mercado tradicional e digital, e implementar processos de gestão de equipas.

5.2 - Atividades principais

a) Planear e operacionalizar o processo de recolha de informação necessária à prospeção e ao planeamento das atividades comerciais, de venda, entrega, pós-venda e cobrança;

b) Implementar os processos na área da gestão comercial e de vendas (força de vendas) como suporte à tomada de decisão;

c) Planear, organizar e controlar as operações fundamentais de uma força de vendas, na elaboração de orçamentos comerciais, relatórios de atividades comerciais e de planos de negócio;

d) Realizar o controlo interno e externo da atividade comercial, das operações de vendas e de gestão comercial;

e) Gerir o processo negocial, o fecho da venda e o pós-venda;

f) Supervisionar a utilização de instrumentos de prospeção, métodos e técnicas de pesquisa e seleção das fontes de informação;

g) Gerir clientes e potenciais clientes, identificando as suas necessidades de forma a propor soluções adequadas;

h) Aplicar os principais conceitos das normas contabilísticas e de relato financeiro; as normas e regulamentos que estruturam a atividade das empresas nos domínios contabilístico e fiscal;

i) Elaborar demonstrações financeiras e relatórios de gestão;

j) Desenvolver e implementar uma estratégia que permita antecipar os desvios nos objetivos das atividades comerciais e mitigar o seu impacto nas demonstrações financeiras e económicas da empresa;

k) Avaliar os produtos e serviços da empresa, segmentar os clientes e definir o posicionamento correto, recolhendo a informação sobre a concorrência e o mercado, sugerindo melhoria contínua na oferta de forma a conquistar, satisfazer e fidelizar os clientes;

l) Elaborar e implementar um plano de marketing (online e tradicional) para a estratégia empresarial tradicional e de comércio eletrónico;

m) Desenvolver e implementar uma política comercial, vendas e de...

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