Despacho n.º 5489/2018
Data de publicação | 04 Junho 2018 |
Seção | Serie II |
Órgão | Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior |
Despacho n.º 5489/2018
Instruído e apreciado, nos termos do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro, o pedido de registo da criação do curso técnico superior profissional de Desenvolvimento de Videojogos e Aplicações Multimédia, a ministrar pela Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal;
Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro, conjugado com o disposto na alínea g) do n.º 2 do Despacho n.º 7240/2016, de 2 de junho:
Determino:
É registada, nos termos do anexo ao presente despacho, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Desenvolvimento de Videojogos e Aplicações Multimédia da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal.
2 de abril de 2018. - A Subdiretora-Geral do Ensino Superior, Ângela Noiva Gonçalves.
ANEXO
1 - Instituição de ensino superior
Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal
2 - Curso técnico superior profissional
T413 - Desenvolvimento de Videojogos e Aplicações Multimédia
3 - Número de registo
R/Cr 14/2018
4 - Área de educação e formação
481 - Ciências informáticas
5 - Perfil profissional
5.1 - Descrição geral
Analisar, desenhar, implementar e avaliar produtos multimédia e videojogos, com recurso às tecnologias específicas para o efeito, nas diversas vertentes das mesmas, nomeadamente computadores pessoais, web e dispositivos móveis.
5.2 - Atividades principais
a) Adaptar aplicações existentes e respetivos conteúdos para plataformas alternativas;
b) Implementar produtos multimédia (multimédia interativa, e-learning, realidade virtual, realidade aumentada, entre outros;
c) Implementar videojogos integrando recursos diversos, internos ou externos à organização;
d) Produzir conteúdos, game assets e elementos multimédia (texturas, clips de áudio e vídeo, modelos 3D, entre outros;
e) Testar videojogos e aplicações multimédia e produzir a respetiva documentação;
f) Integrar e colaborar com equipas de programação de videojogos.
6 - Referencial de competências
6.1 - Conhecimentos
a) Conhecimentos especializados de inglês para o desempenho da profissão;
b) Conhecimentos fundamentais da ciência de base (Matemática) para exercer a sua atividade profissional;
c) Conhecimentos fundamentais sobre criação e edição de game assets, nomeadamente conteúdos audiovisuais e modelos 3D;
d)...
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