Despacho n.º 5444/2017

Data de publicação22 Junho 2017
SeçãoSerie II
ÓrgãoEconomia - Instituto Português da Qualidade, I. P.

Despacho n.º 5444/2017

Aprovação de modelo n.º 103.17.17.3.04

No uso da competência conferida pela alínea b), do n.º 1, do artigo 8.º, do Decreto-Lei n.º 291/90, de 20 de setembro, e nos termos do n.º 5.1 da Portaria 962/90, de 9 de outubro, e da Portaria n.º 1541/2007, de 6 de dezembro, aprovo, o Reservatório Cilíndrico Vertical de Instalação Fixa, da marca SILASE, modelo Reservatório de Armazenamento, requerido pela firma SILASE, Lda., com sede na Rua Bartolomeu Dias, 283, Zona Industrial do Orreiro, Apartado 222, 3701-911 São João da Madeira.

1 - Descrição sumária

Trata-se de um reservatório cilíndrico vertical, com a capacidade nominal de 5 m3, destinado ao armazenamento de etanol, sendo constituído por 2 virolas, com as seguintes dimensões:

(ver documento original)

O reservatório apresenta um teto (tampo) e fundo cónico, sendo apoiado por 4 pernas tubulares, fixas ao chão.

A figura seguinte apresenta o desenho esquemático do Reservatório.

(ver documento original)

2 - Constituição

O reservatório cilíndrico vertical é construído de acordo com o código ASME II.

O corpo do reservatório, as tubuladuras e os flanges são de aço inox, com as referências AISI 316 e AISI 304, respetivamente.

A estrutura do reservatório é composta por:

a) Teto (tampo), com dois olhais de elevação e uma ponteira com flange DIN 2576, DN 50 para aplicação de válvula corta chamas;

b) Corpo, apresentando uma torneira de nível, uma régua em acrílico para escala de nível, uma escala para verificação de nível (tubo em acrílico), uma placa para inscrição de características, uma ponteira roscada 1" para aplicação de sonda de nível máximo e uma ponteira roscada 1" para aplicação de sonda de nível mínimo;

c) Fundo, com uma válvula de bola em aço inox DIN 11851, DN 50, com prolongamento de tubo até à face do reservatório e quatro pernas tubulares com afinadores M20.

3 - Condições de utilização

Os reservatórios destinam-se a ser utilizados para armazenamento de álcool (etanol), à pressão atmosférica e à temperatura ambiente.

Ao abrigo desta aprovação de modelo, poderão ainda ser construídos reservatórios com as capacidades de 10 m3 e de 15 m3, desde que cumpram com as respetivas notas de cálculo e que tenham as características definidas no ponto 2 e 4 do presente Despacho.

4 - Características metrológicas

Os reservatórios apresentam uma placa de sondagem com o formato de cantoneira "L", que deverá ser fixa à primeira virola e devidamente apoiada no fundo cónico.

A placa de sondagem está alinhada com a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT