Despacho n.º 3951/2017

Data de publicação10 Maio 2017
SeçãoSerie II
ÓrgãoNegócios Estrangeiros e Economia - Gabinetes do Ministro da Economia e do Secretário de Estado da Internacionalização

Despacho n.º 3951/2017

A EUROCAST AVEIRO, S. A., empresa constituída em 2016, integra o Grupo francês GMD e destina-se à fundição de peças de alumínio a alta pressão para a indústria automóvel.

A EUROCAST AVEIRO, S. A., propõe-se realizar um Projeto de Investimento (o "Projeto"), ao abrigo do Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial e Empreendedorismo, nos termos do Regulamento Específico do Domínio da Competitividade e Internacionalização, adotado pela Portaria n.º 57-A/2015, de 27 de fevereiro, alterada pela Portaria n.º 181-B/2015, de 19 de junho, pela Declaração de Retificação n.º 30-B/2015, de 26 de junho, pela Portaria n.º 328-A/2015, de 2 de outubro, e pela Portaria n.º 211-A/2016, de 2 de agosto, que visa a construção e o equipamento de uma nova unidade industrial, localizada em Estarreja, para o fabrico de peças injetadas de alumínio de grande dimensão para veículos automóveis e a introdução de novos equipamentos e inovações tecnológicas no processo de produção.

A criação, em Portugal, desta unidade industrial visa permitir ao Grupo GMD assegurar encomendas já contratualizadas de produtos inovadores, revelando-se fundamental para a sua estratégia global.

O Projeto contempla a aquisição da mais moderna tecnologia para fundição de alumínio e sua injeção a alta pressão nos moldes específicos, tendo em vista dar início à produção de novos componentes para a indústria automóvel, bem como a instalação de um Parque de Prensas que assegura uma elevada capacidade de injeção a alta pressão e constitui uma inovação para o mercado nacional, considerando a dimensão e complexidade das peças a produzir.

A inovação assenta em dois investimentos fundamentais: as colunas de fusão, com capacidade para tratar cerca de 20 a 40 toneladas/dia e o Parque de Prensas de Injeção de elevada tonelagem, altamente inovador quer pelo número de prensas quer pela quantidade de toneladas de injeção que podem alcançar as 2.000.

Esta inovação permitirá posicionar a EUROCAST AVEIRO, S. A., como fornecedora de primeira ou segunda linha de componentes de automóvel em alumínio para as mais diversas funções. O investimento tem um impacto significativo nas atividades a montante e a jusante da cadeia de valor, essencialmente nas PME, contribuindo para o incremento de relações com um conjunto de empresas, quer as fornecedoras de matérias-primas, produtos químicos, materiais e equipamentos, quer as prestadoras de serviços de transporte e técnicos, muitas delas localizadas na região de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT