Despacho n.º 260/2023

Data de publicação05 Janeiro 2023
Data14 Janeiro 2022
Número da edição4
SeçãoSerie II
ÓrgãoMunicípio de Cascais
N.º 4 5 de janeiro de 2023 Pág. 502
Diário da República, 2.ª série
PARTE H
MUNICÍPIO DE CASCAIS
Despacho n.º 260/2023
Sumário: Alteração ao Regulamento de Organização dos Serviços Municipais.
Nos termos e para os efeitos do disposto no n.º 6 do artigo 10.º do Decreto -Lei n.º 305/2009,
de 23 de outubro, faz -se público que a Câmara Municipal de Cascais, na reunião realizada a 29 de
novembro de 2022, aprovou a alteração ao Regulamento de Organização dos Serviços Municipais
que a seguir se publica. Procede -se também à republicação do texto integral do referido regula-
mento.
14 de dezembro de 2022. — O Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.
Alteração ao Regulamento de Organização dos Serviços Municipais
Nota justificativa
Pelo Despacho n.º 12444/2021, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 245, de
21 de dezembro de 2021, foi publicado o Regulamento de Organização dos Serviços Municipais
(ROSM);
A organização dos serviços municipais tem por princípios, entre outros, a aproximação dos
serviços aos cidadãos, a desburocratização, a racionalização de meios e da eficiência na afetação
dos recursos públicos, a melhoria quantitativa e qualitativa do serviço prestado e a garantia da
participação dos cidadãos;
A avaliação dos resultados obtidos e a sua ponderação demonstram a necessidade de proceder
a algumas alterações ao ROSM, mediante a extinção e criação de unidades orgânicas flexíveis e a
criação de três Gabinetes, de forma a adequar os serviços às necessidades de resposta em matéria
de simplificação, eficácia e eficiência na prossecução dos objetivos enunciados.
Nos termos das disposições conjugadas previstas na alínea a) do artigo 7.º e no n.º 3 do
artigo 10.º do Decreto -Lei n.º 305/2009, de 23 de outubro, compete à Câmara Municipal, sob proposta
do Presidente da Câmara, criar, alterar e extinguir unidades orgânicas flexíveis, assim como definir
as respetivas atribuições e competências, dentro dos limites fixados pela Assembleia Municipal.
Nos termos estatuídos nas alíneas a), b) e c) do artigo 6.º do referido diploma, compete à
Assembleia Municipal aprovar o modelo de estrutura orgânica, assim como aprovar a estrutura
nuclear, definindo as correspondentes unidades orgânicas nucleares e fixar o número máximo de
unidades orgânicas flexíveis.
Artigo 1.º
Alteração
São alterados no Anexo I os artigos 1.º, 13.º, 16.º e 27.º, no Anexo II os artigos 1.º, 34.º, 43.º -A,
64.º, 70.º, 78.º, 80.º, 83.º, 84.º, 85.º, 86.º, 87.º, 88.º e 147.º
Artigo 2.º
Revogação
São revogados no Anexo II os artigos 37.º, 43.º, 58.º, 59.º, 79.º, 81.º e 82.º
Artigo 3.º
Aditamento
São aditados no Anexo II os artigos 37.º -A, 79.º -A, 81.º -A, 82.º -A, 84.º -A, 84.º -B, 87.º -B, 88.º -A
e 88.º -B.
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Diário da República, 2.ª série
PARTE H
Artigo 4.º
O Regulamento de Organização dos Serviços Municipais (ROSM), passa a ter a seguinte
redação:
«ANEXO I
Estrutura nuclear dos serviços municipais e atribuições e competências
das respetivas unidades orgânicas
Artigo 1.º
Definição das unidades orgânicas nucleares
São constituídas as seguintes unidades orgânicas nucleares:
[…]
1 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
1.1 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
1.2 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
2 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
2.1 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
3 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
4 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
5 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
6 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
6.1 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
6.2 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
6.3 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
6.4 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
6.5 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
6.6 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
7 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
7.1 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
7.2 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
7.3 — Departamento de Comunicação e Serviço ao Cidadão
7.4 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
7.5 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
8 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
9 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
10 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
11 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
12 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
12.1 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
12.2 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
12.3 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
12.4 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
12.5 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
13 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
14 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Artigo 13.º
Departamento de Recursos Humanos
São competências do DRH:
a) Implementar a estratégia de gestão de recursos humanos do Município definida superiormente;
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Diário da República, 2.ª série
PARTE H
b) Coordenar as atividades relacionadas com a gestão de recursos humanos e o aproveita-
mento das suas competências;
c) Assegurar a gestão e desenvolvimento integrado dos recursos humanos do Município numa
lógica de valorização profissional e pessoal, de melhoria do desempenho profissional, de otimização
de recursos financeiros e materiais e de corresponsabilização entre o individual e o coletivo;
d) Fomentar uma cultura de aprendizagem ao longo da vida, com base na gestão da capaci-
tação individual e organizacional;
e) Promover a elaboração e gerir, de forma integrada, o mapa de pessoal da Autarquia;
f) Promover a elaboração do orçamento das despesas com o pessoal e coordenar a sua
execução;
g) Gerir o recrutamento e seleção, bem como a admissão de trabalhadores em função das
necessidades;
h) Gerir a mobilidade dos trabalhadores, em articulação com os serviços municipais, promovendo
a transversalidade em função de competências, projetos, necessidades e objetivos, nomeadamente
pela avaliação contínua das necessidades de reforço ou disponibilização de recursos;
i) Gerir o sistema de remunerações dos trabalhadores;
j) Gerir e coordenar o processo de controlo de assiduidade dos trabalhadores, em articulação
com os serviços municipais;
k) Gerir e assegurar a atualização dos processos individuais dos trabalhadores, bem como a
respetiva informação cadastral;
l) Desenvolver, elaborar e analisar indicadores de gestão, que permitam propor ações corretivas
e sustentar a decisão relativamente a novas políticas de gestão de recursos humanos;
m) Promover estudos e iniciativas de otimização e racionalização de recursos, numa perspetiva
de transversalidade, de partilha de recursos e de gestão do funcionamento com maior eficácia e
eficiência;
n) Promover a elaboração anual do Balanço Social;
o) Assegurar a interligação com as organizações representativas dos trabalhadores;
p) Assegurar a gestão do processo de avaliação de desempenho;
q) Assegurar a implementação de medidas que potenciem o envolvimento, a motivação e o
bem -estar dos trabalhadores, bem como a realização de iniciativas que fomentem a motivação, o
sentido de pertença e compromisso dos trabalhadores;
r) Promover a articulação com o setor empresarial local e entidades participadas relativamente
a matérias da área da gestão de recursos humanos, com vista à otimização e racionalização de
recursos.
Artigo 16.º
Departamento de Comunicação e Serviço ao Cidadão
São competências do DCS:
a) Propor uma estratégia global de comunicação que promova a adequada informação pública
sobre as tomadas de posição e as atividades do Município;
b) Gerir a marca Cascais, garantindo a sua coerência, bem como definir as normas inerentes
à marca, imagem e comunicação e divulgação pelos demais serviços municipais, incluindo as
empresas municipais, em articulação com os mesmos;
c) Garantir a execução das ações de promoção da imagem institucional do Município e do
Concelho e de divulgação de informação relevante para os munícipes;
d) Desenvolver e gerir o atendimento municipal numa lógica ominicanal, através da opera-
cionalização dos vários canais, nomeadamente, presencial, Internet, telefone, correio eletrónico e
outros;
e) Garantir a gestão da Loja do Cidadão de Cascais e dos Espaços Cidadão, nos termos do
Acordo celebrado a 18 de maio de 2015, em Cascais, para o Município de Cascais;
f) Promover a utilização de tecnologias de informação e comunicação que facilitem a ligação
entre os Munícipes e o Município através da prestação de um serviço público de qualidade.

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