Despacho n.º 1464/2018 de 14 de agosto de 2018
Data de publicação | 14 Agosto 2018 |
Número da edição | 156 |
Órgão | Secretaria Regional da Educação e Cultura |
Seção | Série 2 |
No âmbito das várias medidas de promoção do sucesso escolar que têm sido implementadas na Região Autónoma dos Açores desde 2015/2016, tem-se verificado que as boas práticas, os projetos inovadores e os recursos educativos devem ser partilhados e disponibilizados de forma organizada numa plataforma acessível aos docentes da Região, através da qual se pretende fomentar a interação entre docentes.
Considera-se igualmente necessário partilharem-se boas práticas para otimizar a qualidade das aprendizagens na disciplina de Inglês, conforme preconizado no artigo 6.º do Decreto Legislativo Regional N.º 21/2010/A, de 24 de junho, na sua atual redação, que estabelece os princípios orientadores da organização e da gestão curricular da educação básica para o sistema educativo regional.
Julga-se necessário refletir sobre a estruturação da disciplina de Inglês numa perspetiva interciclos (1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico) e num contexto de sala de aula, de modo a promover o sucesso na disciplina em todos os anos da escolaridade obrigatória.
Assim, ao abrigo do disposto no artigo 7.º do anexo I ao Decreto Regulamentar Regional N.º 8/2013/A, de 17 de julho, determino o seguinte:
1. Continua-se a implementação de um projeto de boas práticas para otimizar a qualidade das aprendizagens na disciplina de Inglês, no seguimento do introduzido pelo Despacho N.º 1680/2017, de 11 de agosto, e conforme preconizado no artigo 6.º do Decreto Legislativo Regional N.º 21/2010/A, de 24 de junho, na sua redação atual.
2. Fica afeta ao projeto a docente Janey Ramos Gregório, do grupo de recrutamento 220 – Inglês, com contrato por tempo indeterminado na EBS da Graciosa, a quem compete coordenar a Equipa do Projeto.
3. Ficam afetas à Equipa do Projeto as docentes Maria João Vieira, Ângela Gonçalves, Joana Silveira e Ana Isabel Ferreira da EBI da Praia da Vitória, bem como Carla Inês Magalhães e Raquel Figueiredo da EBS Tomás de Borba, do grupo de recrutamento 220 – Inglês, com contrato por tempo indeterminado.
4. Compete à Equipa do Projeto:
a) Refletir sobre formas de organização do processo de ensino aprendizagem ao nível de:
i) Reorganização das orientações curriculares;
ii) Documentos relativos à planificação e organização do processo de aprendizagem;
iii) Modalidades e recursos de avaliação, integrados no processo de aprendizagem, de acordo com a legislação em vigor;
iv) Articulação entre o 1.º e 2.º. ciclos do ensino básico.
b) Operacionalizar formas de integração das competências de aprendizagem...
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