Despacho n.º 3033/2008, de 07 de Fevereiro de 2008

Despacho n. 3033/2008

O Ministério da Defesa Nacional apoia, através da concessáo de subsídios, projectos e actividades de interesse para a área da defesa nacional, visando contribuir para a promoçáo e divulgaçáo da reflexáo estratégica nos domínios da segurança e da defesa, como para a promoçáo e manutençáo de actividades e iniciativas com relevância para a instituiçáo militar.

As regras e condiçóes para a atribuiçáo desses subsídios foram estabelecidas pelo despacho n. 774/2002, publicado no 2.ª série, n. 10, de 12 de Janeiro de 2002.

Tendo em conta a experiência adquirida, reconhece -se a necessidade

de actualizar o regime de atribuiçáo de subsídios no sentido de uma maior exigência na avaliaçáo dos projectos e actividades a apoiar, com vista a potenciar acçóes mais estruturadas e um maior rigor e transparência na aplicaçáo dos recursos financeiros disponíveis.

Nestes termos, determino o seguinte:

1 - Os subsídios a atribuir ao abrigo do disposto na alínea g) do artigo 2. do Decreto -Lei n. 47/93, de 26 de Fevereiro (Lei Orgânica do Ministério da Defesa Nacional) seráo destinados prioritariamente a apoiar:

  1. Projectos de estudo e de investigaçáo nos domínios da segurança e defesa, sobre temáticas passíveis de contribuir para o aprofundamento do conhecimento e para a valorizaçáo da reflexáo estratégica naqueles domínios;

  2. Publicaçóes e projectos editoriais relacionados directamente com as matérias da segurança e defesa nacional e internacional;

  3. Programas ou iniciativas que se destinem à sensibilizaçáo e divulgaçáo dos valores da Defesa Nacional e da Instituiçáo Militar.

    2 - Poderáo ainda ser atribuídos, ao abrigo da referida alínea g) do artigo 2. do Decreto -Lei n. 47/93, de 26 de Fevereiro, subsídios a entidades ligadas à Instituiçáo Militar e ou que exerçam actividades afins na área da segurança e defesa nacional.

    3 - Os projectos a que se refere a alínea a) do n. 1 devem incidir numa área temática considerada prioritária para o enquadramento e desenvolvimento das questóes da segurança e defesa.

    4 - Os subsídios só seráo atribuídos a entidades que náo tenham por fim o lucro económico dos seus associados, que gozem de personalidade jurídica, nos termos do disposto no artigo 158. do Código Civil.

    5 - Para a formalizaçáo das candidaturas aos subsídios a que se refere o n. 1 deve ser utilizado o formulário de candidatura, disponível no sítio da Internet http://www.mdn.gov.pt e publicado como anexo I ao presente despacho, que dele faz parte integrante.

    6 - Para a formalizaçáo das candidaturas aos subsídios a que se refere o n. 2 deve ser utilizado o formulário de candidatura, disponível no sítio da Internet http://www.mdn.gov.pt e publicado como anexo II ao presente despacho, que dele faz parte integrante.

    7 - As candidaturas aos subsídios sáo obrigatoriamente apresentadas por correio electrónico, para o endereço gmdn@mdn.gov.pt, até ao dia 30 de Abril do ano em referência.

    8 - A avaliaçáo das candidaturas é realizada por uma comissáo constituída pelo chefe do meu Gabinete, que preside, pelo Director -Geral

    de Política de Defesa Nacional, pelo Director do Instituto de Defesa Nacional e por duas personalidades de reconhecido mérito científico nos domínios da segurança e da defesa, a designar.

    9 - Na avaliaçáo das candidaturas para atribuiçáo dos subsídios a que se refere o n. 1 seráo tidos em conta...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT