Despacho N.º 490/2009 de 28 de Abril

O Decreto Regulamentar n.º 84-A/2007, de 10 de Dezembro, estabeleceu o enquadramento legal dos apoios a conceder pelo Fundo Social Europeu no âmbito do período de programação 2007-2013.

Nos termos daquele diploma, existe um conjunto de normas que devem ser definidas em regulamento específico de cada intervenção operacional, pelo que se torna necessário definir o regime de acesso aos apoios a conceder pelo Pro-Emprego no âmbito da Tipologia T2.1 - Formação de Activos, para as acções de Job Rotation para a realização de formação.

Tendo sido obtida a aprovação pela Comissão Intergovernamental para os Apoios Comunitários, constituída pela Resolução do Conselho do Governo n.º 113/ 2007, de 18 de Outubro e nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 56.º do Decreto Regulamentar n.º 84-A/2007, de 10 de Dezembro, na redacção que lhe foi dada pelo Decreto Regulamentar n.º 13/2008, de 18 de Junho, e na alínea z) do artigo 60.º do Estatuto Político e Administrativo da Região Autónoma dos Açores, manda o Governo da Região Autónoma dos Açores, pelo Vice-Presidente do Governo Regional e pela Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, o seguinte:

CAPÍTULO I

Âmbito de aplicação

Artigo 1.º

Objecto

O presente regulamento define o regime de acesso aos apoios do Programa Operacional do Fundo Social Europeu para a Região Autónoma dos Açores, adiante designado por Pro-Emprego, a conceder no âmbito da Tipologia T2.1 - Formação de Activos, Acção Tipo 2.1.3 - Job Rotation para a realização de formação.

Artigo 2.º

Objectivos

A presente Tipologia tem por objectivo geral apoiar processos de modernização do tecido produtivo através do fomento do emprego qualificado, da aprendizagem ao longo da vida e do empreendedorismo e tem como objectivo específico reforçar as condições de base para a empregabilidade dos activos do sector privado.

Artigo 3.º

Acções elegíveis

No âmbito da presente Tipologia são objecto de apoio os projectos previstos no Decreto Regulamentar Regional n.º 10/2008/A, de 7 de Maio, que regula o programa Formação-Emprego.

Artigo 4.º

Destinatários

São destinatárias da presente Tipologia as seguintes entidades:

  1. Empresas privadas;

  2. Instituições particulares de solidariedade social ou equiparados;

  3. Associações e Cooperativas sem fins lucrativos.

    CAPÍTULO II

    Acesso ao financiamento

    Artigo 5.º

    Modalidade de acesso

    1 - O acesso ao financiamento é concretizado através de candidatura.

    2 - As candidaturas são apresentadas por acção tipo, com uma duração máxima de 12 meses.

    Artigo 6.º

    Entidades beneficiárias

    1 - Tem acesso aos apoios concedidos no âmbito deste Regulamento o Fundo Regional do Emprego (FRE), enquanto organismo responsável pela concretização dos instrumentos de política pública regional previstos na presente Tipologia.

    2 - Para efeitos do número anterior, o FRE assume perante a autoridade de gestão do Pro-Emprego a qualidade de beneficiário responsável pelo arranque e execução da operação, na acepção do...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT