Despacho n.º 6754/2008, de 07 de Março de 2008

Despacho n. 6754/2008

A melhoria das condiçóes de ensino e aprendizagem da Matemática e a valorizaçáo das competências dos professores nesta disciplina constituem objectivos prioritários da política educativa do XVII Governo Constitucional.

No sentido de melhorar os níveis de sucesso dos alunos na disciplina de Matemática, o Ministério da Educaçáo, no âmbito do Plano de Acçáo para a Matemática, decidiu desenvolver um programa de formaçáo contínua em matemática para professores dos 1. e 2. Ciclos do Ensino Básico, em articulaçáo com os agrupamentos escolares e escolas náo agrupadas e com os estabelecimentos de ensino superior com responsabilidades na formaçáo inicial de professores.

A execuçáo da primeira fase deste programa, de acordo com o Despacho conjunto n. 812/2005, de 24 de Outubro, prosseguiu durante os anos lectivos de 2005 -2006 e 2006 -2007, tendo sido essa actividade acompanhada pela Comissáo de Acompanhamento e avaliada pela Comissáo de Avaliaçáo.

Assim, tendo em conta o acompanhamento e avaliaçáo a que este Programa esteve sujeito, bem como os relatórios apresentados pelas Comissóes de Acompanhamento e de Avaliaçáo Externa, sáo introduzidas algumas alteraçóes que se prendem com melhorias na organizaçáo da formaçáo, com a articulaçáo com o Plano de Acçáo para a Matemática e com a crescente importância atribuída à avaliaçáo da formaçáo realizada.

Através do presente despacho é igualmente nomeada, no âmbito do Ministério da Educaçáo, uma comissáo técnico -consultiva encarregada de desenvolver as linhas orientadoras do programa e de acompanhar a sua execuçáo, em consonância com os objectivos aqui definidos.

Assim, determina -se:

1 - É dada continuidade ao Programa de Formaçáo Contínua em Matemática para Professores dos 1. e 2. Ciclos do Ensino Básico, adiante designado por Programa.

2 - Sáo objectivos do Programa:

  1. Aprofundar o conhecimento matemático, didáctico e curricular dos professores dos 1. e 2. Ciclos do Ensino Básico;

  2. Favorecer a realizaçáo de experiências de desenvolvimento curricular em Matemática;

  3. Fomentar uma atitude positiva dos professores relativamente à disciplina de Matemática e às capacidades dos alunos;

  4. Criar dinâmicas de trabalho entre os professores, com vista a um investimento continuado no ensino da Matemática;

  5. Promover o trabalho em rede entre escolas e agrupamentos, em articulaçáo com as instituiçóes de formaçáo inicial de professores.

  6. Identificar (por concurso público e com perfil a definir) o Dinamizador da Matemática por Agrupamento/Escola, que será um consultor para o ensino da matemática, responsável pela divulgaçáo e promoçáo dos recursos para o ensino da...

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