Decreto-Lei n.º 210/89, de 29 de Junho de 1989

Decreto-Lei n.º 210/89 de 29 de Junho Através do Decreto-Lei n.º 496/74, de 27 de Setembro, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge foi incumbido de orientar, coordenar e fiscalizar o ensino de enfermagem, até então disperso por vários organismos centrais.

Deu-se, entretanto, a criação do Departamento de Recursos Humanos, operada pelo Decreto-Lei n.º 513-V/79, de 27 de Dezembro, a que estão cometidas, designadamente, atribuições na área da formação e aperfeiçoamento profissionais. Tem-se por adequado centralizar neste órgão a coordenação e orientação do ensino do pessoal técnico afecto à prestação de cuidados de saúde, tanto mais que o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge está mais vocacionado para a investigação e o apoio científico e técnico no sector da saúde.

Assim: Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte: Artigo 1.º - 1 - A orientação, coordenação e avaliação do ensino ministrado nas escolas de enfermagem dependentes do Ministério da Saúde que até agora cabiam ao Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, adiante referido por Instituto, passam a ser da competência do Departamento de Recursos Humanos, adiante designado por Departamento.

2 - Todas as disposições legais relativas à intervenção do Instituto na área do ensino de enfermagem consideram-se referidas ao Departamento.

3 - Até à inscrição orçamental das necessárias dotações, as despesas decorrentes da entrada em vigor do presente diploma serão suportadas por conta das verbas inscritas no orçamento do Instituto relativas ao departamento de ensino de enfermagem.

Art. 2.º - 1 - Os funcionários que actualmente prestam serviço no departamento de ensino de enfermagem do Instituto serão integrados, com a actual categoria, no quadro de pessoal do Departamento mediante lista nominativa e, independentemente de quaisquer formalidades, publicação no Diário da República.

2 - A integração a que se refere o número anterior será levada a efeito com respeito...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT