Decreto-Lei n.º 137/2006, de 26 de Julho de 2006

Decreto-Lei n.o 137/2006

de 26 de Julho

O gás natural comprimido, designado por GNC, é um combustível alternativo, que pode ser utilizado na alimentaçáo dos motores dos veículos automóveis, apresentando a sua utilizaçáo um crescente interesse face às baixas emissóes poluentes produzidas.

Por outro lado, a utilizaçáo do GNC, constituindo um elemento de diversificaçáo das fontes energéticas que importa incentivar, tem de ser acompanhada de regulamentaçáo adequada, tendo em vista a salvaguarda dos aspectos de segurança.

Encontrando-se já regulamentada a matéria relativa à homologaçáo europeia de automóveis alimentados a GNC, importa agora estabelecer as exigências técnicas para as homologaçóes nacionais e as condiçóes de verificaçáo periódica destes automóveis.

Foram ouvidos os órgáos de governo próprio das Regióes Autónomas.

Foram ouvidas, ainda, a título facultativo, a ACAP - Associaçáo do Comércio Automóvel de Portugal e a APVGN - Associaçáo Portuguesa de Auto-móveis a Gás Natural.

Assim: Nos termos da alínea a) do n.o 1 do artigo 198.o da Constituiçáo, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.o Objecto

O presente decreto-lei estabelece as condiçóes em que o gás natural comprimido, designado por GNC, é admitido como combustível para utilizaçáo nos auto-móveis.

Artigo 2.o

Definiçóes legais

Para os efeitos do disposto no presente decreto-lei entende-se por:

  1. «Entidade instaladora ou reparadora» a entidade reconhecida pela Direcçáo-Geral de Viaçáo (DGV) para a adaptaçáo, manutençáo ou reparaçáo de um auto-móvel alimentado a GNC;

  2. «Fabricante» a entidade reconhecida pela DGV para a construçáo de um automóvel alimentado a GNC; c) «GNC» o gás natural comprimido.

    Artigo 3.o Âmbito

    O disposto no presente decreto-lei aplica-se aos auto-móveis das categorias europeias M e N, segundo a classificaçáo constante da parte A, n.os 1 e 2, do anexo II

    do Regulamento da Homologaçáo CE de Modelo de Automóveis e Reboques, Seus Sistemas, Componentes e Unidades Técnicas, aprovado pelo Decreto-Lei n.o 72/2000, de 6 de Maio, com a redacçáo que lhe foi conferida pelos Decretos-Leis n.os 72-B/2003, de 14 de Abril, e 3/2005, de 5 de Janeiro.

    Artigo 4.o

    Características dos automóveis

    1 - O sistema de alimentaçáo do GNC deve garantir um nível de segurança adequado, devendo obedecer às prescriçóes técnicas a estabelecer por portaria do Minis-tro de Estado e da Administraçáo Interna.

    2 - Sem prejuízo do disposto no número anterior, sáo aceites as aprovaçóes de instalaçóes de sistemas de alimentaçáo do GNC concedidas:

  3. Por qualquer dos Estados membros da Uniáo Europeia, desde que seja garantida a segurança da instalaçáo; ou b) Em conformidade com o Regulamento n.o 110 do Acordo relativo à adopçáo de disposiçóes técnicas uniformes para automóveis, equipamentos e componentes que podem ser montados e ou usados em automóveis e às condiçóes de reconhecimento mútuo de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT